Com mais de 16 mil casos notificados em 75 países desde o início de maio deste ano, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, declarou, em 23 de julho de 2022, que o atual surto de Monkeypox (varíola dos macacos) constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

Embora a descoberta do vírus tenha ocorrido em macacos em um laboratório dinamarquês em 1958, a OMS considera inadequada esta nomeação e esclarece que a maioria dos animais suscetíveis a este tipo de varíola são roedores, como ratos e cão-da-pradaria.

Confira abaixo algumas informações sobre o que já se sabe sobre a doença.

O que é a Monkeypox?

A Monkeypox é uma doença viral endêmica em alguns países do continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. Existem dois tipos de vírus: um da África Ocidental e um da Bacia do Congo (África Central).

Quais são os sintomas da doença? Há algum grupo de risco?

Segundo a OMS a Monkeypox não tem associação a nenhum grupo específico e pode atingir qualquer pessoa. Os sintomas são similares ao da varíola. Incluem lesões na pele e febre, que em casos mais severos podem durar entre duas a quatro semanas.

Como é o contágio da doença?

De acordo com a OMS, a doença é transmitida pelo contato pele-a-pele, no entanto pode ocorrer também por meio de materiais contaminados, como roupas e lençóis ou por partículas da respiração. O período de incubação do vírus é geralmente de 6 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Já há casos da doença no Brasil?

O Ministério da Saúde divulga boletins diários com os dados no Brasil. Acesse aqui.

Já existem vacinas contra a doença?

A vacinação contra a varíola recebida até o final da década de 1970 é eficaz também para a monkeypox. No entanto, pessoas com 50 anos ou menos podem estar mais suscetíveis já que as campanhas de vacinação contra a varíola foram interrompidas pelo mundo quando a doença foi erradicada em 1980.

Segundo a OMS , novas vacinas foram desenvolvidas dentre as quais uma foi aprovada para monkeypox pela organização, no entanto não temos vacinas no Brasil ainda.

Existem duas variantes do vírus da monkeypox: uma na África Ocidental e outra na Bacia do Congo (África Central). O primeiro caso em humanos foi identificado em uma criança na República Democrática do Congo em 1970.

Links

 

Opas/OMS promove curso Go.Data Básico para monkeypox

O curso Go.Data Básico para monkeypox é inteiramente online, gratuito e sem prazo para a finalização, ficando disponível para o aprendizado dos profissionais de saúde a qualquer tempo na plataforma EAD do Ministério da Saúde. Mais informações.

 

 

Monkeypox: o que o profissional de saúde precisa saber?

Webinário com o objetivo de de orientar os profissionais de saúde na identificação clínica, manejo e instituições de medidas de prevenção e controle adequadas, a Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, em parceria com a Opas/OMS, Conass e Conasems.

 

 

Com informações da Opas/OMS e do Ministério da Saúde do Brasil