Opas destaca transparência na comunicação entre as boas práticas da Paraíba no combate à pandemia

WhatsApp Image 2021-10-08 at 10.30.48 AM.jpeg
A transparência no processo de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foi destaque entre as boas práticas de combate à pandemia, na Paraíba. Técnicos da Organização Pan-americana da Saúde (Opas) apresentaram, nesta sexta-feira (8) pela manhã, a conclusão da avaliação do estado nas ações contra a Covid-19 para os secretários executivos da Saúde, Daniel Beltrammi e Renata Nóbrega; técnicos do Ministério da Saúde, representantes do Conass, Cosems e técnicos locais da SES.

“Queremos parabenizar o trabalho que vem sendo feito no site da SES com a publicação de dados referentes à pandemia, a exemplo dos boletins diários com números de casos, óbitos, vacinação e internamento. Isso gera uma transparência que, por sua vez, dá segurança à população”, disse a consultora externa da Opas, Noely Moura.

De acordo com o secretário Daniel Beltrammi, o trabalho realizado pela equipe de comunicação da SES virou o jogo contra a covid-19 na Paraíba. “Quando a gente consegue fazer a mensagem chegar até alguém e transforma o jeito de pensar, agir e faz poder tomar boas decisões para cuidar de si, a comunicação é mais do que uma injeção no braço, do que um ato de saúde que a gente acha que é mais cuidador. Portanto, a comunicação é uma importante ferramenta de cuidado”, declarou.

A coordenadora de Comunicação da SES, Flaviana Maribondo, lembra que há um compromisso diário de manter a atualização das redes sociais e deixar no site da SES todas as informações técnicas do governo e de orientação institucional, para que qualquer pessoa possa ter acesso.

“É muito animador ter o reconhecimento de uma das maiores instituições de saúde, como a Opas, de um trabalho que a gente vem desenvolvendo dentro da política norteadora da SES, que é facilitar o acesso das informações, tanto para a imprensa como para a população. Isso vem nos mostrando que uma comunicação transparente e eficaz é capaz de salvar vidas”, falou.

Além da Comunicação, foram destacadas várias outras ações e unidades da SES, entre elas o Hospital Metropolitano. A equipe ficou impressionada com a qualidade no atendimento por servidores engajados e comprometidos; a excelente estrutura física; o gabinete de crise hospitalar e o núcleo de comunicação e apoio familiar.

Na assistência, entre as boas práticas, está o plano para a retomada das aulas, o Paraíba Educa. E entre os pontos de melhorias, no estado, o destaque foi o fortalecimento da Atenção Básica e o apoio aos municípios para notificações da Covid-19 pelas farmácias e laboratórios privados.

Fonte: www.paraiba.gov.br