Outubro Rosa: Homens também devem ficar alertas aos sintomas

Câncer é o nome dado para mais de 100 diferentes tipos de doenças malignas que têm em comum o crescimento descontrolado de células, que invadem tecidos e órgãos. Essas células se dividem muito rapidamente, são agressivas e incontroláveis, causando danos à saúde. E o câncer de mama é uma delas.

Apesar de ser mais comum entre as mulheres, também acomete homens, mesmo sendo raro, representando apenas 1% do total de casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA. Porém, é preciso que os homens também fiquem atentos a qualquer tipo de alteração na mama e procure um profissional de saúde.

Quanto mais cedo o câncer é descoberto, as chances de cura são maiores. Além disso, ter bons hábitos saudáveis, como praticar exercícios e ter boa alimentação, são fatores que reduzem para evitar a doença.

Vale ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento para o câncer de mama em Unidades Hospitalares especializadas.

Sintomas

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Para mais informações, acesse: https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files/media/document/cartil1.pdf


Ascom Conass com informações do Inca
ascom@conass.org.br
(61) 3222-3000