Pesquisas concluídas trazem resultados para aperfeiçoar gestão, educação permanente e monitoramento de indicadores de saúde

Boletim OGE/SUS/RN nº 2 detalha dados e percepções de cinco frentes de trabalho e anuncia novas investigações para 2024

Atuação estratégica na governança alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), necessidades identificadas nos painéis de indicadores da gestão estadual, de políticas de educação permanente, de apoio institucional e instrumentos de avaliação e novos produtos decorrentes das agendas e dos projetos de cooperação da Secretaria. O Boletim Nº 2 do Observatório da Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde do Rio Grande do Norte (OGE-SUS/RN) apresenta os resultados e as recomendações de políticas desenvolvidas no âmbito da parceria do Observatório, projeto integrante do Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho (CEE-Fiocruz) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN).

Clique e acesse o Boletim OGE-SUS-RN – nº2

Para Assis Mafort, pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz), do CEE/Fiocruz e coordenador do OGE-SUS-RN, tanto os resultados como o desenvolvimento dos estudos mostram a capacidade técnica e política da atuação institucional da saúde no RN.

“Entendemos que a conjuntura setorial recente revelou o enorme potencial que as secretarias estaduais de saúde possuem para ampliar seu papel na gestão do SUS, intensificando seu protagonismo na coordenação federativa loco-regional” explica Mafort.

A mesma leitura é compartilhada por Lyane Ramalho, Secretária de Saúde do RN. “A Sesap avalia a parceria com o OGE-SUS/RN como um dos pilares da transformação que a saúde pública potiguar vem passando desde 2019, com o investimento em inovação, mudança de processos e renovação do modo de fazer saúde no estado” destaca Ramalho.

A secretária destaca também a importância do trabalho conjunto entre Sesap e OGE-SUS na condução dos processos dos consórcios, no apoio às regionais de Saúde e na qualificação de novos servidores. “Acreditamos que o SUS se faz com parceria e, dentre disso, o trabalho entre Sesap e OGE mostra que o conjunto rende bons frutos em prol do usuário da saúde pública, que sempre é nosso objetivo final” finaliza Lyane Ramalho.

Linguagem descomplicada e novas pesquisas marcam novo Boletim OGE-SUS

Para falar sobre os desafios da gestão e apresentar os resultados obtidos ao longo de um ano de investigações realizadas com rigor metodológico e condução coletiva entre pesquisadores e profissionais da Sesap, o Boletim OGE-SUS Nº2 buscou trabalhar uma linguagem descomplicada numa divulgação científica mais próxima da sociedade. Cada uma das cinco pesquisas conta com um texto que aborda o desenvolvimento da pesquisa e seus dados de maneira objetiva, um infográfico sintetiza resultados e/ou metodologias adotadas e pequenas entrevistas com os coordenadores das atividades.

O Boletim adianta ainda as novas trilhas investigativas e formativas que serão iniciadas neste ano de 2024: definição do rol de marcadores estratégicos do Plano de Monitoramento e Gestão Estadual (PMGE); cursos de epidemiologia para a gestão; e as pesquisas sobre a atuação dos gestores na Comissão Intergestores Regional (CIR) e do ecossistema comunicativo o papel da Assessoria de Comunicação da Secretaria (Ascom/Sesap) na condução das notícias e informações do setor saúde no Estado. “Nosso objetivo é compreender e apoiar as estratégias desenvolvidas pela gestão estadual para ampliar sua capacidade de coordenar políticas de saúde de forma cooperativa com a União e os municípios, visando fortalecer o pacto federativo no SUS. Acreditamos que as pesquisas finalizadas, em desenvolvimento e as novas iniciativas ressaltam nosso compromisso do Observatório em produzir conhecimento voltado para a construção de um país mais justo, inclusivo e democrático” finaliza Assis Mafort.

Sobre o OGE-SUS-RN: Produto da parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap/RN) junto com o Centro de Estudos Estratégicos Antonio Ivo de Carvalho, da Fundação Oswaldo Cruz (CEE/Fiocruz), o Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NESC/UFRN) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Observatório foi estabelecido no âmbito do Convênio N.21/2021, assinado oficialmente 08 de dezembro de 2021. O projeto articula quatro metas que se desdobram em atividades de natureza diversificada, envolvendo pesquisa, formação e desenvolvimento institucional, conduzidas por 21 pesquisadores e profissionais que trabalham sinergicamente numa cadeia de execução e monitoramento e em diálogo direto com o corpo técnico da SESAP/RN. O foco é contribuir para o fortalecimento das ações da SESAP frente aos consórcios interfederativos de saúde (lei nº 10.798, de 16/11/2020), marco de uma nova visão sobre o papel da gestão estadual, com responsabilidades voltadas para a articulação sistêmica com suas oito regiões de saúde e entre elas, no conjunto dos 167 municípios potiguares e com a União.

Fonte: OGE/SUS/RN