PlanificaSUS avança na região Noroeste com foco na atenção à saúde

As Regionais de Saúde de Maringá e Paranavaí iniciaram nesta segunda-feira (22) os primeiros workshops de adesão dos municípios ao PlanificaSUS no Estado. Até ao dia 16 de dezembro, outros 19 encontros acontecerão nas demais Regionais, com o objetivo de integrar a Atenção Especializada e a Atenção Primária na perspectiva de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde no Paraná.

A expansão do programa faz parte das ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) para a nova fase do pós-pandemia. “Neste momento, teremos de reorganizar a Atenção Primária e Especializada, restabelecer o contato com a população que sofre de doenças crônicas e que se distanciaram das unidades de saúde. Por meio deste programa, podemos aprimorar e qualificar ainda mais os serviços”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, técnicos e membros do Grupo Condutor do PlanificaSUS Paraná serão os responsáveis pelos 21 workshops de adesão dos municípios, unindo equipes que atuam nos serviços de APS, Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) e Atenção Hospitalar (AH).

“Será praticamente um workshop por dia nos vários municípios das Regionais de Saúde. Temos bastante trabalho pela frente ainda, mas que resultará na preparação das equipes de saúde para uma nova etapa e avançar na assistência para a população paranaense que utiliza o SUS”, afirmou Maria Goretti.

CONASS – O PlanificaSUS foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein (SP) e o Ministério da Saúde (MS). É composto por várias etapas, operacionalizadas por meio de workshops e oficinas tutoriais.

Esta é a 1ª etapa do projeto. A 4ª Regional de Saúde, em Irati, no Centro-Sul, já havia iniciado o programa em 2019 e, por isso, não participa desta fase com as demais Regionais. Durante a implantação do projeto-piloto, foram feitas várias ações bem-sucedidas, principalmente na atenção aos idosos. Após dois anos, o PlanificaSUS expandiu para mais de 90% dos municípios paranaenses.

AGENDA – Os próximos workshops neste mês de novembro acontecem nas Regionais de Campo Mourão (11ª), Umuarama (12ª), Cianorte (13ª), Jacarezinho (19ª), Ponta Grossa (3ª), Toledo (20ª) e Cascavel (10ª).

PARTICIPAÇÃO – Participaram do evento prefeitos, secretários municipais de Saúde, técnicos e profissionais especializados de Ângulo, Astorga, Atalaia, Colorado, Doutor Camargo, Floraí, Flórida, Iguaraçu, Itaguajé, Itambé, Ivatuba, Lobato, Mandaguaçu, Mandaguari, Marialva, Maringá, Munhoz de Mello, Nossa senhora das Graças, Nova Esperança, Ourizona, Paiçandu, Paranacity, Presidente Castelo Branco, Santo Inácio, São Jorge do Ivaí, Sarandi e Uniflor.

Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/