PlanificaSUS chega à região do Vale do Jequitinhonha

O secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso participou nesta segunda-feira (29/7), do lançamento do programa Saúde em Rede, em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha/MG. O objetivo é melhorar o atendimento ao cidadão desde a atenção primária, passando pela atenção ambulatorial especializada, e chegando à atenção hospitalar, solucionando até 85% dos casos de filas e longas esperas por atendimento nos municípios da região.

A cerimônia contou com a participação do governador do Estado de Minas Gerais Romeu Zema, o Secretário do Estado de Saúde Carlos Eduardo Amaral, e o Presidente do Cosems/MG Eduardo Luíz da Silva.

O programa consiste na implantação da metodologia da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conass e será executado via Proadi-SUS pela Sociedade Beneficiente Israelita Albert Einstein, sendo acompanhado e monitorado pela Secretaria  de Atenção Primária à Saúde (Sapis), do Ministério da Saúde.

Ao todo 29 municípios da Macrorregião Jequitinhonha receberão o programa que capacitará 3.224 profissionais de saúde, beneficiando uma população de 298.000 pessoas. “Estamos querendo colocar na Saúde uma gestão melhor, que vai fazer com que os recursos tão escassos sejam usados de forma adequada”, afirmou o governador de Minas Gerais

Ascom Conass, com informações da Agência Minas