Policlínica Estadual de Formosa realiza palestra sobre obesidade infantil

Ação da unidade do Governo de Goiás no Entorno do DF alerta população sobre os riscos e cuidados necessários para o combate ao excesso de peso, que pode causar outras doenças, como problemas cardíacos

Em alusão ao Dia do o Dia da Conscientização Contra a Obesidade Infantil, comemorado em 3 de junho, a Policlínica Estadual da Região do Entorno, em Formosa, realizou uma palestra sobre o tema com objetivo de alertar a população sobre os riscos e cuidados imprescindíveis para o combate da doença.

Em sua apresentação, a nutricionista Mayane Rosolen explicou que obesidade não é apenas como um problema estético, que pode gerar incômodos às pessoas. Segundo a profissional, o excesso de peso é um grande fator do surgimento de vários problemas de saúde, como diabetes, problemas cardíacos e a má-formação do esqueleto.

Diversos estudos têm apontado o crescimento da obesidade em crianças. Os dados apontam um cenário preocupante para essa faixa etária, associando, sobretudo, o aumento da obesidade ao consumo de alimentos ultraprocessados.

“As crianças, de modo geral, tendem a ganhar peso de forma mais acelerada, devido a tendências como hábitos alimentares irregulares, fatores genéticos, hormonais, falta de atividade física, fatores psicológicos, problemas de convivência familiar”, afirmou a nutricionista.

A palestra também abordou a importância do diagnóstico precoce, do planejamento terapêutico e das formas de tratamento da obesidade, pelo viés da individualidade ou do trabalho em equipe multidisciplinar, além do respeito às fases de desenvolvimento, no sentido físico e psicológico da criança.

Fonte: Julianna Adornelas/Insituto CEM/ SES-GO