Profissionais da Saúde participam de treinamento para realização do Inquérito Sorológico

A Secretaria da Saúde (Sesa) iniciou, nessa segunda-feira (04), o treinamento de cerca de 60 profissionais da Vigilância da Saúde e da Atenção Primária em Saúde e coordenadores dos municípios da Grande Vitória para a realização do treinamento a respeito do Inquérito Sorológico do novo Coronavírus (Covid-19) no Espírito Santo, que terá o primeiro ciclo realizado nos dias 11, 12 e 13 de maio.

O treinamento é ministrado por profissionais da área da Vigilância em Saúde e pela equipe técnica do Inquérito Sorológico. Realizado em duas turmas, com carga horária de 4 horas cada.

Com informações práticas e teóricas, os profissionais capacitados serão multiplicadores para os 27 municípios capixabas a serem estudados. Participaram dos treinamentos, pela manhã, profissionais da Região Metropolitana de Saúde, residentes do Programa de Residência em Saúde da Sesa – médicos, enfermeiros e farmacêuticos –, além dos técnicos especialistas da Secretaria. E, pela tarde, profissionais das regiões norte, sul e central de saúde.

O Inquérito Sorológico é uma pesquisa que consiste em testar uma amostra da população que seja representativa do todo. Dessa forma, os dados auxiliarão o entendimento de como o Covid-19 está sendo transmitido no Estado e nas definições de novas estratégias, por parte da Sesa, para medidas de contenção da doença.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Paula Lima / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes
asscom@saude.es.gov.br