Muita emoção e aprendizados marcaram IIII Conferência Nacional da Planificação da Atenção à Saúde e do I Encontro Internacional de Promoção da Saúde. Autoridades dos municípios de Perdigão/MG, Araguainha/MT, Santa Terezinha/PE e Brejinho/PE, receberam a Homenagem Gilson Cantarino pela contribuição marcante no projeto da Planificação da Atenção à Saúde (PAS), que está em um terço dos municípios brasileiros, contribuindo com a organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) por meio da articulação com gestores, formação de profissionais, estruturação de processos e da integração efetiva de serviços das redes. “Esta premiação reconhece municípios que demonstraram excelência consistente na Atenção Primária à Saúde, com base em critérios técnicos, objetivos e transparentes”, disse a presidente do Conass, Tânia Mara Coelho.
Gilson Cantarino O’Dwyer, médico formado pela Universidade Federal Fluminense com pós-graduação em Psiquiatria Geral e Infantil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuou no Ministério da Saúde e na Fundação Municipal de Niterói,foi Secretário Municipal de Saúde por 10 anos, destacando-se pela implantação pioneira do Modelo Médico de Família no Brasil. Em 1999, foi Secretário de Estado de Saúde do RJ e, em 2003, presidente do Conass, onde também atuou como assessor e Conselheiro, recebeu comendas como o Mérito Médico e teve trabalhos publicados, sendo Acadêmico Honorário da Academia Fluminense de Medicina.
Foi um grande sanitarista, deixou um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o sistema Único de Saúde (SUS), por meio de seu trabalho na gestão, nos âmbitos municipal e estadual. “Esse comenda é uma honraria que o Conass concede a pessoas relevantes à saúde pública. Gilson foi conhecido pela sua ética, responsabilidade e compromisso com o SUS”, disse o secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso.
Homenagem Especial
Uma homenagem surpresa ao secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso, e ao consultor técnico do Conselho, Eugênio Vilaça, emocionou o público e colocou todo o auditório de pé. O reconhecimento celebrou a trajetória, a visão estratégica e o esforço incansável desses médicos que, com dedicação e liderança, contribuíram de forma decisiva para moldar o futuro da saúde pública no Brasil, especialmente por meio do desenvolvimento e da consolidação da Planificação da Atenção à Saúde.
Mineiro de Pará de Minas (MG) e Doutor em Odontologia, Vilaça transcendeu sua formação original para se tornar o grande intelectual por trás das Redes de Atenção à Saúde. A homenagem consolida seu papel como o “arquiteto” da PAS. Ao longo de décadas como consultor do Conass, ele forneceu o estofo acadêmico necessário para que o SUS deixasse de focar apenas em agudizações e passasse a gerir condições crônicas. Sua visão estratégica não apenas educou gerações de gestores, mas desenhou o mapa que hoje guia a modernização do sistema em todo o território nacional.
Médico natural de Pedra Branca (CE), Frutuoso carrega a experiência de quem já comandou a saúde estadual no Ceará e presidiu o Conass, bagagem que o credenciou para sua longeva atuação como Secretário Executivo da entidade. O reconhecimento público celebra sua liderança pragmática: foi sob sua batuta que a Planificação da Atenção à Saúde deixou de ser um projeto piloto para se tornar uma estratégia consolidada nos estados. A comoção da plateia reflete a gratidão a um líder que, com articulação política e firmeza executiva, garantiu a viabilidade e a perenidade de transformações estruturantes vitais para o futuro do SUS.
Referências nacionais na área, Jurandi Frutuoso e Eugênio Vilaça têm experiências e lideranças consideradas fundamentais para promover transformações estruturantes no SUS. “Eles lutam pelo sistema de saúde, fazem as mudanças acontecerem e estão fazendo com que os estados e municípios tenham um SUS cada vez mais fortalecido”, disse Tânia.
A busca permanente deles pela excelência e o compromisso com a gestão qualificada e o cuidado integral refletem-se no fortalecimento do sistema de saúde e no avanço da qualidade de vida da população brasileira. “Hoje, estamos fazendo uma mudança de cultura, e isso acontece com professores, com pessoas que fazem acontecer. Para que uma política pública aconteça, precisamos de pessoas que peguem aquilo e lutem pelo SUS. Quero dizer que o Jurandi merece essa medalha, não apenas como pessoa, mas como protagonista do SUS”, disse Fábio Baccheretti, secretário de saúde de Minas Gerais e ex-presidente do Conass.
Livro SUS em Redes: A Planificação da Atenção à Saúde como Estratégia de Organização
Durante o evento, Tânia lançou o livro SUS em Redes: A Planificação da Atenção à Saúde como Estratégia de Organização, que reúne marcos, experiências e resultados dessa estratégia que vem transformando a organização do cuidado no SUS, fortalecendo a Atenção Primária e a integração das redes de saúde em todo o País.
A publicação apresenta uma proposta inovadora de integração entre as áreas de Segurança do Paciente, Prevenção/Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde e Saúde do Trabalhador, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS). O objetivo é apoiar gestores e profissionais na qualificação dos processos de cuidado e na construção de uma cultura de segurança em todos os níveis da rede.
Confira:
Conferência
Vale ressaltar também, que ao longo destes dois dias foram feitas mesas-redondas, fóruns, oficinas, comunicações coordenadas e rodas de conversa que dialogam com temas fundamentais, como equidade em saúde, segurança do paciente, cuidado às condições crônicas, saúde mental, cuidados paliativos, promoção da saúde, participação social e articulação intersetorial. “Essa diversidade de trilhas e abordagens refletiram exatamente o que defendemos para o Sistema Único de Saúde: um sistema plural, integrado, baseado em evidências, mas profundamente humano”, finalizou Tânia.
__
Assessoria de comunicação do Conass