Quinze municípios cearenses participam de pesquisa do Ministério da Saúde sobre prevalência da Covid-19

 

O Ceará está entre os estados selecionados para participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Precov) no País, elaborada pelo Ministério da Saúde (MS) com o objetivo estimar a prevalência da infecção pelo vírus. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) e do projeto Vigiar SUS, fará articulação junto a 15 municípios cearenses escolhidos, incluindo Fortaleza.

Estima-se que 10.985 pessoas serão entrevistadas no Ceará – selecionadas a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

O estudo, um dos maiores inquéritos sorológicos de Covid-19 registrados no mundo até o momento, busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção. Além disso, a análise pretende chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.

Com as informações coletadas, será possível estabelecer estratégias baseadas em evidências, reforça a interlocutora do Vigiar SUS, Viviane Duarte. “Esse estudo será de grande importância para o Ceará e para a Sesa, que poderá, com as informações adquiridas, tomar decisões baseadas em evidências, embasando as respostas em saúde pública”.

Metodologia

Todos que aceitarem participar da pesquisa terão uma amostra de sangue coletada para identificar a presença de anticorpos contra a doença. O IgG, proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas, apontará quem já foi contaminado e/ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

A Sesa ressalta que todas as informações dos participantes serão mantidas em sigilo. O material será analisado nas unidades de Apoio ao Diagnóstico de Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Rio de Janeiro.

Municípios cearenses que farão parte da pesquisa

Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante

Fonte: SES/CE