Rio de Janeiro – Hospital São Francisco de Assis ganha novo Centro de Terapia Intensiva

A unidade de saúde, que realiza 200 cirurgias por mês, vai passar a contar

O Hospital São Francisco de Assis (HSFA), na Tijuca, vai ganhar mais um Centro de Terapia Intensiva (CTI), aumentando para 35 o total de leitos de tratamento intensivo disponíveis na unidade de saúde. Nesta sexta-feira (14/6), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Estado de Saúde, Sérgio Côrtes, inauguram, às 15h, o quarto CTI do hospital, que realiza cerca de 200 cirurgias por mês.

O novo CTI conta com equipamentos de última geração e dispõe de oito leitos, que representam um aumento de 29% na oferta deste tipo de vagas no hospital. O HSFA já conta com 27 leitos de cuidados intensivos distribuídos em outros três centros existentes na unidade de saúde. O aumento de vagas abre a possibilidade de ampliar a quantidade de cirurgias no hospital, que realiza procedimentos cardíacos e conta ainda com o Centro de Trauma do Idoso e o Centro Estadual de Transplantes.

Além desses serviços, o HSFA é um dos centros estaduais de referência para pacientes com HIV. Com internações e consultas 100% encaminhadas pela Central Estadual de Regulação, dispõe de 95  leitos clínicos e ainda oferece o serviço de hemodiálise e exames como tomografia, endoscopia, colonoscopia, broncospcopia, entre outros.

Números – O Hospital São Francisco de Assis começou a funcionar em julho de 2012 e já realizou mais de 4.100 consultas e mil cirurgias. A maior parte delas foi feita no Centro de Trauma do Idoso (653), inaugurado em outubro do ano passado. O serviço é especialmente voltado para o atendimento de pacientes acima de 60 anos com fraturas do fêmur proximal, que é o tipo mais comum entre pessoas nesta faixa etária.

No Centro Estadual de Transplantes já foram feitos 85 procedimentos, sendo 57 de rim e 28 de fígado desde fevereiro deste ano, quando o serviço foi inaugurado.

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Saúde
ascom.SESRJ@gmail.com
(21) 2333-3717 / 2333-4029
Twitter: @SaudeGovRJ
www.saude.rj.gov.br