A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) realizou na quarta-feira, 25, em Palmas, uma oficina para atualização de notificação, investigação e encerramento de agravos relacionados à Saúde do Trabalhador. Participam técnicos dos municípios que compõe a região de Saúde da Ilha do Bananal, localizados no sudoeste do Tocantins e os que fazem parte da região de saúde Capim Dourado, centro do Estado.
A oficina foi ministrada pela apoiadora técnica dessas regiões, a fonoaudióloga do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Gerência da Saúde do Trabalhador da SES-TO, Ana Emília Pires, a qual explicou que “o evento visa aprimorar o conhecimento dos técnicos dos municípios, para melhorar a qualidade das notificações dos agravos ligados à saúde do trabalhador, bem como o alcance dos indicadores pactuados. Um processo de notificação bem feito permite o alcance do indicador pactuado e o conhecimento do perfil dos trabalhadores acidentados, as ocupações que mais se acidentam, e assim tem-se um apanhado de informações que norteará as ações de promoção e prevenção de saúde do trabalhador local e ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em âmbito estadual”, disse.
Uma das participantes da oficina é a enfermeira e referência técnica da Saúde do Trabalhador de Gurupi, Ivanildes de Oliveira Lima Silva que reforçou a necessidade de se manter todos os profissionais de saúde atualizados. “Estamos tendo orientação desde o preenchimento das fichas de notificações, aos primeiros socorros e atendimento ao paciente quando chega na unidade de referência, onde o trabalhador vai ser atendido. Isso é muito bom, iremos levar mais conhecimento e replicar para todos que trabalham conosco, nas unidades de saúde e hospitais”, concluiu.