Saúde do Ceará celebra dez anos de implantação da Planificação da Atenção Primária em Tauá; projeto proporciona atendimento mais eficiente

Secretário de saúde de Tauá, Glai Jones Feitosa, ao lado da prefeita do Município Patrícia Aguiar e da chefe de gabinete da Saúde do Ceará, Raquel Carvalho

Representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) participaram, nesta segunda-feira (11), do evento de celebração dos dez anos de implantação da Planificação da Atenção Primária à Saúde (APS) no município de Tauá. A Planificação é um conjunto de ações e estratégias usadas para proporcionar um atendimento mais humanizado e eficiente à população. Isso acontece por meio da capacitação das equipes de profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da organização e a integração da assistência aos usuários. A implantação da metodologia teve realização é do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Prefeitura Municipal, Sesa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

A chefe de gabinete da Sesa, Raquel Carvalho, explica que o momento é histórico. “Sabemos que o sucesso de ações como a da Planificação, que tem como saldo a melhoria da assistência na atenção primária, porta de entrada para os serviços de saúde pública, depende da força de vontade de todos os profissionais da saúde e da gestão municipal, como é o caso de Tauá”, explicou Raquel Carvalho, representando a gestora da pasta no evento.

O evento aconteceu no auditório do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia (Cecitec) da Região dos Inhamuns

“Com uma boa Planificação, nós conseguimos reduzir os dias de internação dos pacientes, aprimorar a qualidade dos serviços e garantir o acesso aos insumos e equipamentos para os pacientes e profissionais. A Saúde do Ceará reconhece a importância da APS, por isso a gestão estruturou a Secretaria Executiva da Atenção Primária e Políticas de Saúde”, conclui a chefe de gabinete.

De acordo com o coordenador da Área Descentralizada de Saúde (ADS) de Tauá, José da Mota Sobreira, a metodologia tornou a APS ordenadora da rede de saúde e melhorou os fluxos no sistema de saúde. “Hoje realizamos toda a orientação para garantir o encaminhamento do paciente à atenção especializada. Atuamos para não deixar os usuários desamparados”, conta José da Mota Sobreira.

Desde que foi implementado em Tauá, o projeto foi tratado com uma ação inovadora. “Diversos técnicos do Ministério da Saúde e Conass se deslocaram para Tauá com o intuito de iniciar a implementação das ações de planificação e de outros programas desenvolvidos nos anos seguintes. Ainda há muito a melhorar, mas já percebemos um salto qualitativo nas ações dos serviços”, detalha o superintendente da Regional de Saúde Sertão Central, Wellington Queiroz.

“Depois da Planificação e do Programa Saúde da Família, os postos de saúde passaram a ser considerados como mini-hospitais. Há muitas inovações no cuidado, por exemplo, em relação às gestantes e aos casos de agravos à saúde do usuário. Atuamos para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes e para diminuir o índice de mortalidade infantil e fetal, garantindo ao usuário uma assistência em tempo real”, conclui.

Planificar é planejar

Na saúde, a Planificação é uma metodologia de planejamento que visa reorganizar e qualificar os processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde. O trabalho é feito por meio de construção coletiva de planos de ação para a melhoria da assistência, garantindo integração com os demais níveis de atenção.

“A APS é a principal porta de entrada do sistema de saúde. Por meio da metodologia, fortalecemos aquela que é ordenadora do cuidado e coordenadora da rede de atenção à saúde”, diz a coordenadora de Atenção Primária à Saúde da Sesa, Thaís Facó.

“O município que adota a metodologia em suas unidades básicas verifica uma melhora na organização dos processos de trabalho, qualificação da assistência aos usuários e uma maior resolutividade dos problemas de saúde, repercutindo diretamente no desempenho dos principais indicadores de saúde”, conclui.

Assessoria de Comunicação da Secretaria da Saúde do Ceará