Saúde oferece curso de qualificação em atendimentos de reabilitação pós-Covid

Objetivo é capacitar profissionais de nível superior que atuam no processo de recuperação nas esferas hospitalar, ambulatorial e domiciliar

Profissionais de saúde que atuam no processo nas esferas hospitalar, ambulatorial e domiciliar no Sistema Único de Saúde (SUS) têm até 31 de março para participar do Curso de Reabilitação do Paciente com Condições Pós-Covid. A iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão, tem como objetivo qualificar e capacitar até 10 mil profissionais de nível superior.

A plataforma utilizada para o curso gerido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde é a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde UNA-SUS. Para acessar os serviços oferecidos pela UNA-SUS, é necessário, primeiro, fazer o cadastro por meio do site. Após preencher os campos solicitados, uma mensagem será encaminhada para o e-mail informado. Basta clicar no link enviado e, em seguida, fazer a inscrição no curso desejado.

Ao longo das aulas é possível compreender as consequências e impactos da Covid-19 sobre a saúde dos indivíduos afetados, assim como reconhecer estratégias de reabilitação e orientações quanto às necessidades de intervenção aos usuários do SUS que se infectaram pelo Sars-Cov-2.

Formação
O objetivo do curso é capacitar médicos, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, assistentes sociais e profissionais das equipes da Atenção Primária à Saúde.

O curso tem carga horária de 45 horas, no formato ensino a distância (EAD) e é dividido em três unidades: reabilitação neurofuncional do paciente com condições pós-Covid; reabilitação cardiorrespiratória do paciente com condições pós-Covid; e reabilitação das funções mentais, cognitivas e psicológicas após quadro de Covid-19.

Fonte: Ministério da Saúde