Saúde promove workshop sobre transmissão de HIV e sífilis de mãe para filho

Evento, nesta terça-feira, vai ser realizado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis da Suvisa e vai abordar certificação da transmissão vertical

Auditório da Escola de Saúde Pública de Goiás recebe workshop da SES-GO nesta terça-feira

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Gerência de Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis, realiza, nesta terça-feira (04/03), no auditório da Escola de Saúde Pública de Goiás, em Goiânia, o workshop Processo de Certificação da Eliminação Vertical de HIV e/ou Sífilis.

A iniciativa faz parte das ações da SES-GO para promover a saúde pública e garantir o controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e tem como objetivo capacitar representantes da assistência e vigilância dos municípios, apurar as ações de prevenção, diagnóstico, assistência e tratamento de gestantes e crianças envolvidas na transmissão vertical da doença, que é quando a mãe passa o vírus para o bebê.

O workshop contará com palestras ministradas por representantes do Ministério da Saúde e da Coordenação de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa). Os participantes serão instruídos sobre como levantar dados, fazer análise epidemiológica, utilizar indicadores de processo e impacto, e elaborar o relatório exigido pela certificação.

O evento contará também com a presença de especialistas renomados na área da saúde e representantes de organizações governamentais e não-governamentais. A certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV e/ou sífilis é um importante passo na luta pela saúde materno-infantil, e o workshop tem o como foco contribuir para o avanço dessa meta.

PROGRAMAÇÃO
8h – Acolhimento/atração cultural
9h – Mesa de abertura
9h30 – Visitas à trilha metodológica da oficina
10h – Exposição Dialogada: Análise de Situação de Saúde do estado de Goiás – SES
10h30 – Apresentação do Processo de Certificação da Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e/ou Sífilis
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Integração para construção dos indicadores municipais – MS e SES-GO
14h30 – Apresentação de experiência exitosa município de Catalão
15h20 – Atração cultural
15h30 – Apresentação e construção do relatório de certificação
16h00 – Avaliação da oficina
16h30 – Encerramento
17h – Café com Prosa “Com gostinho de quero mais”

Luana Avelar (estagiária)/Comunicação Setorial

Imagens: SES-GO  e Free Pik