Secretaria da Saúde e Exército distribuem nova remessa de medicamentos do kit intubação nesta terça-feira (20/4)

A Secretaria da Saúde e o Exército Brasileiro farão a entrega, nesta terça-feira (20/4), de quase 124 mil medicamentos do kit intubação a 62 hospitais, em 47 cidades no Rio Grande do Sul. Os bloqueadores neuromusculares, relaxantes musculares e sedativos são utilizados no procedimento de intubação em pacientes com dificuldades respiratórias, e foram enviados pelo Ministério da Saúde a partir de uma doação da Vale S.A. Os medicamentos chegaram ao Estado no último sábado (17/4) e estão armazenados no 3º Batalhão de Suprimento, em Nova Santa Rita, onde estão sendo separados por hospitais. A distribuição será realizada pelo 3º Grupamento Logístico.

O lote é formado por fentanila (1.910 ampolas), propofol (22.620 ampolas), midazolam (77.850 ampolas) e besilato de cisatracúrio (21.450 ampolas), totalizando 123.830 unidades. A quantidade será suficiente para manter os estoques de fentanila de 11 hospitais para até um dia; de propofol de 42 hospitais para até 6 dias; de midazolam de 45 hospitais para até 2 dias; e de cisatracúrio de 32 hospitais para até 7 dias.

A lista de hospitais contemplados está em definição pela equipe técnica da Secretaria da Saúde (SES). O rateio é realizado com base em dados de estoque e consumo informados pelos próprios hospitais, em um levantamento semanal da secretaria. A diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, explica que são utilizadas as informações mais recentes possíveis nos cálculos que definem quanto cada hospital irá receber.

A responsabilidade pela compra desses medicamentos é das instituições hospitalares, não fazendo parte da rotina da Assistência Farmacêutica do Estado. No entanto, frente à dificuldade de aquisição no país e ao aumento da demanda desde o ano passado, o governo do Estado e o Ministério da Saúde se articularam para comprá-los excepcionalmente e distribuí-los às instituições com estoques críticos e que prestam atendimento pelo SUS.

Já foram entregues aos hospitais gaúchos cerca de 470 mil unidades de medicamentos, adquiridos pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado, desde o início da pandemia. A remessa a ser entregue nesta terça-feira será a maior entrega destes medicamentos já realizada pela SES.

O levantamento semanal realizado pela SES busca acompanhar a quantidade dos 22 itens do kit intubação na rede hospitalar. Já foram adquiridos medicamentos no mercado nacional e internacional, tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Estado do RS.

Imprensa

Repórteres que quiserem acompanhar a saída dos veículos que levarão os medicamentos no 3º Batalhão de Suprimento poderão se cadastrar pelo e-mail comsocial@3gptlog.eb.mil.br, informando nome completo e identidade. A ação ocorre a partir das 7h30, na av. Getúlio Vargas, 180, Zona Rural, Nova Santa Rita.

Veja a lista de hospitais beneficiados com essa remessa.

Fonte: SES/PR