Secretaria de Estado de Saúde e Conass realizam oficina para aprimorar Planejamento Regional Integrado

Mais de 60 profissionais participaram do evento que busca assegurar a qualidade na gestão da saúde

 Entre os dias 7 e 8 de novembro, os profissionais da Secretaria de Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ) e consultores do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) participaram da oficina: “As competências da gestão estadual de saúde na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS) e na governança do Sistema Único de Saúde”. A oficina teve como objetivo fortalecer e aprimorar o Planejamento Regional Integrado (PRI) em desenvolvimento nas nove regiões de saúde. Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Saúde, Alexandre Chieppe, destacou a importância de discutir o processo de regionalização para os 92 municípios do estado.

– O Rio de Janeiro é um estado pequeno em termos de dimensão territorial e municípios, mas de certa forma é um desafio enorme, pois grande parte da nossa oferta assistencial é concentrada na capital por questões históricas. É preciso garantir que as políticas de saúde e a oferta assistencial tenham equidade, trabalhando de forma solidária e regional com os secretários municipais e prefeitos – ressaltou Chieppe.

Em dois dias de oficina, o evento contou com a participação de mais de 60 profissionais da SES-RJ, que trabalham na sede e nos núcleos descentralizados nas nove regiões. Foram realizados painéis sobre o estágio atual da organização das linhas de cuidado para o câncer de mama e a atenção materno infantil, os desafios vivenciados na implementação dessas linhas de cuidado nas regiões de saúde com a perspectiva de desenhar macrorregiões para garantir a atenção integral à população do estado.

O evento contou ainda com trabalho em grupo, dinâmicas com quiz e apresentação de relatórios do debate nos grupos, finalizando com encaminhamentos. A assistente da Secretaria Executiva da Comissão Intergestores Regional do Médio Paraíba (CIR/MP), Ed Amaral da Silva, explicou que a oficina é a espinha dorsal de toda a governança do estado.

– Nós atuamos em 12 municípios e queremos construir um plano que seja realmente eficaz, dentro da nossa realidade, como servidores da área de saúde – afirmou Silva.

Os participantes da oficina puderam aprimorar o desenvolvimento do Planejamento Regional Integrado (PRI) por meio do debate de temas que envolvem a Rede de Atenção à Saúde (RAS). Também foram realizadas oficinas regionais com a participação das três esferas de governo e da equipe do HAOC (Projeto PROADI- Regionalização) com o objetivo de identificar propostas para macrorregiões, com o estudo de novas metodologias de organização da rede.

A médica e consultora do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) Maria Emi Shimazaki destacou que o foco é apoiar a qualificação da equipe da SES no processo de planejamento regional e integrado, pensando na rede de atenção em todas as regiões.

– Fiquei muito motivada ao ver o esforço que todos estão fazendo. Isso é muito importante porque, sem a coordenação, sem a liderança, sem a condução da Secretaria de Estado de Saúde, organizar a rede torna-se muito difícil. Quero parabenizar todos pelo esforço e trabalho – destacou Shimazaki.

A oficina contou ainda com a participação da coordenadora de Programação da Superintendência de Atenção Especializada, Controle e Avaliação (Saeca/SES-RJ), Tatiana Rozza; com a coordenadora de Saúde da Mulher da SES-RJ, Leila Adesse, e com a assessora técnica do Conass Cristina Amaral. As atividades da oficina foram realizadas em parceria com a Assessoria de Regionalização, a Assessoria de Planejamento em Saúde, a Superintendência de Educação em Saúde, áreas da Subsecretaria Geral da SES-RJ. O evento ocorreu na sede da Secretaria de Estado de Saúde, no Centro do Rio de Janeiro.

Fonte: SES/RJ