Secretário da Saúde reforça que vacinação é a única arma contra a Covid-19

Secretário Alexandre Ayres recebe a assistente social Marta Antônia, primeira alagoana a se vacinar contra a Covid-19

O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, reforçou mais uma vez o pedido para que todos os alagoanos se imunizem e destacou que “a vacinação é a única arma contra a Covid-19”. Nesta quarta-feira (19), um ano da primeira aplicação da vacina contra a doença pandêmica no Estado, o gestor estadual da saúde recebeu a alagoana que tomou a primeira “dose de esperança”.

A primeira vacinada de Alagoas é a assistente social Marta Antônia de Lima, atualmente com 51 anos. Ela é supervisora Assistencial do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM). Ayres destacou que Marta sempre foi uma servidora exemplar e que ele a convidou para que ela fosse à primeira alagoana contemplada com a vacinação que trouxe esperança de dias melhores para todos.

“Hoje, 19 de janeiro de 2022, exatamente um ano da aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Alagoas, estou aqui ao lado da Marta, nossa assistente social, superintendente de assistência lá do Hospital da Mulher, servidora exemplar da Maternidade Santa Mônica, e que foi a primeira alagoana a ser vacinada aqui no Estado. Hoje, já temos mais de 4.800.000 doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, e a Marta, que é uma servidora dedicada, foi a primeira alagoana a ser contemplada com a vacina, que representa essa mudança e essa virada de página no enfrentamento à pandemia aqui no Estado”, disse Ayres.

Atualmente Alagoas contabiliza 4.891.500 doses aplicadas, sendo 2.389.279 de primeira dose, 1.984.644 de segunda dose, 57. 850 de dose única e 459.727 de dose de reforço. “Queria pedir a você que ainda não se vacinou, que está com sua vacinação atrasada, para comparecer ao posto de vacinação mais próximo de sua residência, porque a vacina é a única arma que a gente tem contra a Covid-19. Vamos vencer juntos. Alagoas tem dado um exemplo ao Brasil nesse enfrentamento e você faz parte desse sucesso”, ressaltou o gestor estadual da saúde.

Marta, que atua no Serviço Único de Saúde (SUS) há 22 anos, sendo 11 deles dedicados à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), contou um pouco da emoção que foi ser a primeira vacinada no Estado. “É muito gratificante fazer parte dessa história e estar na linha de frente da pandemia e ter tido essa oportunidade de ter sido a primeira alagoana vacinada, e que daqui para frente, que mais alagoanos se vacinem. O convite veio em um domingo, quando o secretário me ligou e eu estava descansando. Aí eu vi a ligação dele e pensei que algum problema tinha acontecido. E ele perguntou se eu topava um desafio e eu disse que topava, aceitando assim ser a primeira alagoana vacinada contra a Covid-19. Ter essa oportunidade foi um privilégio e uma emoção muito grande”, relatou.

Fonte: SES/AL

Repórter: Suely Melo
Repórter Fotográfico: Lucas Borges