Secretário de Saúde de Goiás debate projetos do Proadi SUS no Conass

Secretário da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, durante debates sobre projetos do Proadi SUS, em Brasília

Sandro Rodrigues participa, em Brasília, da reunião do comitê gestor do Proadi, que financia projetos em hospitais de excelência. Goiás tem projetos para qualificar a Atenção Primária, em parceria com o Hospital Albert Einstein, e de qualificação da gestão e dos programas de residência, com a Beneficência Portuguesa e Sírio-Libanês

Vice-Presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), o secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, compõe a mesa da 10ª Reunião do Comitê Gestor do Proadi-SUS, realizada na quinta-feira (20/10), em Brasília, para avaliação de projetos estratégicos para a evolução da assistência em saúde pública no País.

“Esses projetos, definidos com o Ministério da Saúde e Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), apoiam os municípios e Estados na capacitação de recursos humanos, na pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias ou na gestão e assistência especializada”, explica Sandro Rodrigues.

Criado em 2009, o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) é uma aliança entre seis hospitais de referência no Brasil e o Ministério da Saúde (MS). O objetivo é apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos que alcançam Estados e municípios, segundo critérios definidos pelo MS.

Goiás aderiu a um dos projetos liderados pelo Hospital Israelita Albert Einstein que prevê a teleconsulta com médicos especialistas, na Atenção Primária em Saúde (APS), beneficiando diretamente os pacientes e ainda, fomentando a capacitação contínua de médicos da APS nos municípios selecionados.

Da mesma maneira, está em andamento um projeto para o desenvolvimento da gestão de programas de residência e da preceptoria no SUS, com ênfase na integração ensino e serviço, em parceria com o Hospital Sírio Libanês.

E ainda o projeto Planifica Goiás, um instrumento de gestão que tem como objetivo apoiar o corpo técnico das secretarias Estadual e Municipais de Saúde na organização dos processos da atenção básica de saúde, que recebe a parceria, além do Hospital Albert Einstein, da Real e Benemérita Associação Portuguesa de Beneficência.

Por Iara Lourenço (texto) e Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial