Segunda dose da Coronavac será aplicada entre os dias 10 e 17 de fevereiro

Quem tomou a primeira dose da Coronavac/Butantan deve procurar o mesmo local de vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) inicia na próxima semana mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte. Serão 47.336 doses da Coronovac/Butantan que serão entregues aos municípios nos dias 08 e 09 de fevereiro.

Do dia 10 ao dia 17 de fevereiro os municípios deverão administrar estas doses na população que já foi vacinada com a primeira dose da Coronavac/Butantan, de acordo com os grupos prioritários.

“Para administração desta segunda dose é fundamental que todas aquelas pessoas que foram imunizadas com a primeira dose, compareçam ao mesmo local de vacinação com o cartão de vacinação e um documento com foto. É importante reforçar que após a segunda dose as pessoas devem ainda manter todos os cuidados e medidas de prevenção ao novo coronavírus: uso de máscara, lavagem das mãos, e o distanciamento social”, explicou Kelly Maia, coordenadora de vigilância em saúde da Sesap.

Acessando o portal RN+Vacina (https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/) é possível confirmar a data da primeira dose, assim como as informações sobre o lote e o tipo de vacina recebida, evitando idas desnecessárias aos postos de vacinação.

A Sesap reforça que, mesmo após a administração da segunda dose da vacina, ainda é necessário manter todos os cuidados e protocolos de higienização e biossegurança já que o tempo de resposta do sistema imunológico pode variar de acordo com a faixa etária e outros fatores.

Idosos

 Até o final desta semana o Ministério da Saúde enviará um novo lote de vacinas Coronavac/Butantan. O quantitativo final ainda está sendo definido. As doses terão como público-alvo os idosos: acamados e com mais de 75 anos. Estima-se que são 133.621 idosos com 75 anos ou mais.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Estado da Saúde Pública