Seminário apresenta resultados do projeto de fortalecimento da gestão estadual do SUS

Foi realizado nesta terça-feira (18), no hotel Royal Tulip, em Brasília, o Seminário de Resultados 2023: Projeto Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS, no âmbito do Proadi SUS.

Promovido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conass, o evento teve como objetivos compartilhar e celebrar os resultados do Projeto Proadi SUS, bem como compartilhar práticas que estão sendo desenvolvidas pelas secretarias estaduais de saúde, relacionadas ao processo de planejamento.

A mesa de abertura contou com a presença da vice-presidente do Conass para a região Centro-Oeste e secretária de Saúde do Distrito Federal, Lucilene Florêncio; do coordenador-geral de Planejamento no SUS do Ministério da Saúde (MS), Rui Leandro; do secretário executivo do Conass, Jurandi Frutuoso; e da diretora executiva de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Ana Paula Pinho.

Fortalecimento do SUS

Para Lucilene Florêncio, o processo de fortalecimento de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é uma obra inacabável, o que significa que cada vez mais, estejamos arrebanhando pessoas para dizer que o SUS precisa se fortalecer, se reinventar, renascer a cada dia”, defendeu.

A secretária chamou a atenção para questões estruturantes do SUS. “Precisamos tratar com muito zelo a questão do financiamento do Sistema SUS, do subfinanciamento do sistema, além de discutirmos a gestão, a capacitação dos gestores, o monitoramento, a avaliação e a execução”, alertou.

Sobre a participação da SES/DF no Proadi SUS, a secretária ressaltou a importância do projeto. “Nossa parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz fez com que crescêssemos e queremos continuar crescendo para que nossas 34 cidades satélites diminuam suas  desigualdades sociais, com uma entrega de saúde digna e favorável à população”, afirmou.

Ação Integrada

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass, ressaltou o importante papel que o Proadi SUS desempenha no âmbito da gestão estadual do SUS. “Sou um entusiasta do Proadi. A estratégia do Proadi SUS é fundamental para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro. Por meio de projetos como este, conseguimos levar novas tecnologias para cada ponto deste País e avançamos na implementação de políticas públicas de saúde”, analisou.

Para o secretário executivo do Conass, é fundamental que todos os atores envolvidos nos projetos tenham a percepção de agir de maneira integrada em benefício de toda a população brasileira. “Temos que entender que os projetos não são retalhos de questões ou desejos individuais. Projetos estratégicos devem ter abrangência nacional. Temos que ter projetos que atendam indistintamente toda a população brasileira dos 26 estados e do Distrito Federal e os 5.569 municípios”, observou.

De acordo com Frutuoso, a parceria entre o Ministério da Saúde, os hospitais de excelência, o Conass e o  Conasems, deve ser perene, pois tem o importante papel de unir diferentes atores em torno de um objetivo comum. “Se estivermos juntos, conseguiremos fazer o que tem que ser feito, e o que tem que ser feito é um SUS de qualidade, forte, lógico, bem pensado, bem executado e sem medo pois, se tivéssemos tido medo das adversidades, não teríamos chegado até aqui”, comemorou.

Gestão Estadual do SUS

Em sua fala na mesa de encerramento, a assessora técnica do Conass, Tereza Cristina Amaral, destacou o trabalho integrado de fortalecimento da gestão estadual do SUS. “Podemos ter os melhores hospitais, os melhores equipamentos mas, se as pessoas que estiverem lá dentro não acreditarem e não lutarem pela consolidação do SUS que tanto acreditamos, isso não representará absolutamente nada”.

Tereza Cristina ressaltou que as secretarias estaduais de saúde ganharam outro papel desde a criação do Sistema Único de Saúde, ou seja, o papel de coordenar o SUS no âmbito estadual. “Essa é uma função indelegável da gestão estadual. Quanto mais estivermos preparados para exercer essa função, mais a população será beneficiada”, defendeu.

A assessora técnica do Conass enfatizou o slogan utilizado pela secretaria estadual de saúde de Minas Gerais e a sua aderência ao projeto de fortalecimento da gestão estadual: Tornar real o SUS ideal. “A SES/MG foi muito feliz na construção desse slogan. Acredito que esse é o desejo de cada um de nós que atuamos no SUS, que lutamos, defendemos e somos resilientes, pois sabemos que os desafios não são poucos”, afirmou.

Programação

A programação do Seminário contemplou a apresentação dos resultados do projeto no triênio 2020 – 2023; dinâmicas de integração e troca de experiências, além da exposição de banners dos mapas estratégicos desenvolvidos pelas secretarias estaduais de saúde.

 

 

Ascom Conass

Ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000