Seminário on-line debate espaço fiscal e fluxos financeiros na Saúde (10/08, às 10h)

Economistas e sanitaristas participam, na próxima segunda-feira, 10 de agosto, às 10h, do seminário virtual “Espaço fiscal e fluxos financeiros no setor da Saúde”, promovido pela iniciativa Brasil Saúde Amanhã, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento é pautado pelo mais recente Texto para Discussão da rede Brasil Saúde Amanhã:  “Os fluxos financeiros no financiamento e no gasto em Saúde no Brasil”, de Fernando Gaiger Silveira, Gustavo Souto de Noronha, Francisco R. Funcia, Roberto Luís Olinto Ramos, Ricardo Montes de Moraes, Leonardo Costa de Castro e José Carvalho de Noronha. O debate propõe a reflexão sobre os mecanismos financeiros dos setores público e privado da Saúde, na busca de respostas para as seguintes questões: quem financia a Saúde brasileira e como? Em que se gasta e por meio de quem? A transmissão on-line será feita pelo canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube.

O seminário terá como palestrantes o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e doutor em Economia, Fernando Gaiger; a professora titular aposentada do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/Uerj) e atual coordenadora de Educação Internacional das Faculdades de Campinas (Facamp), Sulamis Dain; o economista Daniel Negreiros Conceição, professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ); e o técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Carlos Octávio Ocké‐Reis. O evento será mediado pelo coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e contará com a participação do coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha, na sessão de abertura.Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas do Estado, das Instituições e da Democracia do Ipea, Carlos Octávio Ocké‐Reis. O evento será mediado pelo coordenador executivo da iniciativa Brasil Saúde Amanhã, José Carvalho de Noronha, que é pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), e contará com a participação do coordenador da Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030, Paulo Gadelha, na sessão de abertura.

A iniciativa Brasil Saúde Amanhã é uma rede multidisciplinar de pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) que investiga e propõe caminhos para o país e o setor Saúde no horizonte dos próximos 20 anos. A prospecção de cenários futuros para a saúde pública brasileira integra os esforços da Fiocruz para consolidar e qualificar o Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir melhores condições de vida e saúde para a população brasileira.

Serviço

Evento: Seminário on-line “Espaço fiscal e fluxos financeiros no setor da Saúde”
Data/Horário: 10 de agosto, segunda-feira, às 10h
Transmissão: Canal da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz no YouTube
Assista em www.saudeamanha.fiocruz.br ou https://www.youtube.com/c/VideoSaúdeDistribuidoradaFiocruz

Por Bel Levy (Saúde Amanhã)

<-Voltar