SES apresenta plano de ação das cirurgias eletivas para Conselho de Saúde

Material tem como objetivo a participação do Estado de Goiás no Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas

Superintendente Paula dos Santos Pereira fala sobre o Plano das Ações Cirurgias, no Conselho de Saúde Estadual

A fim de participar do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas, do Ministério da Saúde, Goiás fez o levantamento da fila dos procedimentos cirúrgicos eletivos em Goiás. Esse mapeamento identificou que, até dezembro do ano passado, 175 mil pessoas esperam cirurgias eletivas nos municípios goianos.

Esses dados foram apresentados, nesta terça-feira (04/04), durante a quarta Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES), pela superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Paula dos Santos Pereira, que também é vice-presidente do CES.

Neste momento, a SES-GO e municípios organizam a distribuição dos pacientes. “Porque existem pacientes em todo o Estado, e nós temos que pensar nos municípios executantes e quais os procedimentos. Porque o Ministério da Saúde não elencou um procedimento ou outro, ele deixou isso em aberto para ser discutido”, explicou Paula. Ainda de acordo com a superintendente, em Goiás, na discussão com os gestores municipais, foi definido que serão realizadas as cirurgias com maior incidência na fila.

O presidente do CES, Walter da Silva Monteiro, afirmou que, durante a reunião, os membros do conselho teriam ciência do plano de ação das cirurgias eletivas. “Após essa apresentação, faremos uma avaliação interna e veremos os encaminhamentos necessários”, afirmou.

Pautas
A pauta da quarta Reunião Ordinária de 2023 incluiu, no período da manhã, reuniões ordinárias das comissões permanentes, apresentações e informes das comissões e informes dos conselheiros. Durante a tarde, houve apreciação e desenvolvimento de cinco ordens do dia, incluindo o Programa Nacional de Redução de Filas de Cirurgias Eletivas e a décima Conferência Estadual de Saúde.

Veja o Plano de Cirurgias Eletivas AQUI.

Patrícia Almeida (texto)

Marco Monteiro (foto)/Comunicação Setorial