SES, CONASS e Beneficência Portuguesa alinham continuidade do projeto Planificação da Atenção à Saúde no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu-se, nesta quarta-feira (13), com representantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e da Beneficência Portuguesa de São Paulo (BP), para dialogar sobre a continuidade do projeto Planificação da Atenção à Saúde no triênio 2024-2026 no Maranhão. Entre os pontos debatidos, estão os macroprocessos nas macrorregiões Leste, Sul e Norte do estado e o funcionamento do programa TeleNordeste (telemedicina).

“Foi um momento para debater os pontos-chave, para que, a partir do funcionamento dos programas Planificação e TeleNordeste, possamos ser agentes de transformação social na realidade dos maranhenses que residem nas três macrorregiões, garantindo que os serviços ofertados pela Atenção Primária e Secundária atuem de forma resolutiva e acessível na prevenção a agravos, e para a identificação dos hipertensos, diabéticos e gestantes de alto risco”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

Desenvolvido em parceria com o CONASS e a Beneficência Portuguesa de São Paulo, o Planifica Maranhão visa qualificar os processos de trabalho dos profissionais nos territórios mapeados. A estratégia complementa as ações do Programa Cuidar de Todos Atenção Primária, do Governo do Estado.

Planifica Maranhão

Atualmente, a iniciativa está presente na macrorregião Leste do Maranhão, que compreende mais de 60 municípios distribuídos nas Unidades Regionais de Saúde (URS) de Caxias, Timon, São João dos Patos, Presidente Dutra, Codó e Pedreiras. A meta para o triênio 2024-2026 é consolidar o projeto nas macrorregiões Sul e Norte do estado.

“Embora seja de continuidade, é, também, um novo triênio, a gente precisa expandir mais e mais, pois o Maranhão é o primeiro estado em quantidade de consultas integradas com a Atenção Primária, isso é muito importante”, destacou a assessora técnica do CONASS, Maria José Evangelista.

Entre setembro de 2022 a outubro de 2023, o projeto Planifica Maranhão ampliou os seus macroprocessos com as URS recém-planificadas Codó, Pedreiras, Presidente Dutra e São João dos Patos, além de melhorar os percentuais de assistência na macrorregião Leste. De acordo com dados da Beneficência Portuguesa, o atendimento a condições crônicas saltou de 39,5% para 51,7%, a atenção domiciliar de 40,1% para 70,6% e as ações de incentivo ao autocuidado foram de 40,4% para 60,5%.

O coordenador estadual da Planificação no Maranhão, Saulo Santos, reforçou que o balanço é bastante positivo. “Para este segundo ciclo nós estamos bastante confiantes na execução da planificação, tanto pela adesão dos municípios, como do apoio da SES na organização do atendimento ao hipertenso, por exemplo, na Unidade Básica de Saúde e nos ambulatórios”.

Para o representante da BP, Rafael Saad, os próximos passos serão a transferência da tecnologia. “Muitos dos territórios que já são historicamente apoiados, seja pelo trabalho com o CONASS, seja pelo trabalho que a BP. Estamos trabalhando na perspectiva da autonomia desses territórios, sobretudo, de a Secretaria de Estado garantir que os macroprocessos já desenvolvidos fiquem de pé, enquanto a gente consegue dar mais energia para as localidades que ainda não foram alcançadas”.

TeleNordeste

O TeleNordeste também foi destaque na reunião que confirmou a continuidade do Projeto de Planificação da Atenção à Saúde. Com 20 serviços especializados disponíveis para a população, a iniciativa, segundo dados da Beneficência Portuguesa, já realizou mais de 34 mil atendimentos no estado, o que coloca o Maranhão em primeiro lugar no ranking da Região Nordeste, em termos de adesão e consultas realizadas.

Para o superintendente da Atenção Primária em Saúde da SES, Willian Ferreira, o TeleNordeste contribui para uma rede mais eficiente. “É importante principalmente onde há dificuldade no acesso a serviços de maior complexidade. O saldo da reunião foi bem positivo, e com as pactuações, vamos fortalecer ainda mais essa estrutura, tanto do governo, como dos municípios”, observou o superintendente de Atenção Primária da SES, Willian Ferreira.

Dos 217 municípios maranhenses, 196 já fizeram adesão à iniciativa, com 2.486 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) cadastradas. Entre as especialidades mais utilizadas pela ferramenta, estão: endocrinologia, enfermagem, dermatologia, neurologia, reumatologia, cardiologia, ginecologia, psiquiatria e pediatria.

A execução do projeto no Maranhão tem como diferenciais o modelo de atenção para as populações indígena e quilombola, maior engajamento em todo o Nordeste e a linha Materno-Infantil em Caxias, que aliada às ações do Planifica Maranhão, tem rendido resultados positivos para o estado. Entretanto, para o triênio 2024-2026, é prevista para a estratégia, a criação de grupo condutor, integração com o programa de Telessaúde Estadual e a necessidade de qualificar o uso do projeto nos territórios com protocolo, estratificação de risco e interface com regulação.

Segundo a coordenadora de Medicina da BP, Mônica Molina, responsável pelo TeleNordeste, o Maranhão tem um modelo muito robusto de telessaúde. “A gente criou uma cultura de uso do Telessaúde dentro das unidades básicas de saúde e esse relacionamento é o nosso maior patrimônio na resolução dos problemas dos pacientes. Contudo, precisamos ampliar isso e quase todas as nossas medidas para o novo triênio são de fazer um uso mais inteligente do recurso e da capacidade do tempo do especialista dentro desse itinerário de cuidado”, pontuou.

Fonte: SES/MA