SES-TO realiza oficinas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde para o planejamento de 2024-2027

A iniciativa busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído para a gestão dos próximos anos
Encontros estão contando com a presença de representantes de áreas estratégicas da gestão do SUS
Para consolidar o processo de planejamento participativo da saúde tocantinense, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) está realizando entre os dias 16 e 24 de outubro, Oficinas Regionais de Planejamento da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa busca consolidar o processo de planejamento participativo, construído de forma colaborativa, agregando os diversos atores do campo do trabalho e educação na saúde nos âmbitos estadual e municipal.

Estão sendo reunidos gestores (as), trabalhadores (as) e representantes do controle social que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES), para iniciar o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES 2024-2027.

A programação das cinco oficinas está sendo composta pela apresentação do processo de planejamento proposto pela Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde/SGTES/MS e Superintendência de Gestão Profissional e Educação na Saúde/SGPES/SES-TO e dos objetivos da oficina (normativas, fluxos e apoio institucional), pela discussão sobre a estrutura de planos de saúde com foco na GTES e pelo planejamento em saúde e sua interface com os campos da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.

O gerente de educação permanente em saúde, Paulo Henrique Mendes Teixeira, comentou sobre como esse trabalho proporciona novos rumos e novos resultados. “As oficinas regionais para construção do Plano Estadual de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde, com a participação de gestores, trabalhadores e conselheiros de saúde dos municípios, fortalecem as três dimensões trabalhadas no plano, Governança, Gestão do Trabalho e Gestão da Educação, pois a discussão e elaboração participativa, coletiva, e, sobretudo, inclusiva, proporcionada por esse movimento ascendente, é algo que aponta para novos rumos e novos resultados nessas duas áreas irmãs, que devem andar juntas e de mãos dadas”.

 “Tive muita satisfação de participar dessa oficina, pois possibilitou perceber as nossas fragilidades locais, e a partir desse aprendizado poder analisar com o coletivo os nossos processos de trabalho. Compreendi a importância do estímulo, do acompanhamento e fortalecimento da qualificação dos profissionais e trabalhadores da Saúde para a transformação das práticas em direção aos atendimentos”, disse a secretária municipal de saúde de Sitio Novo, Dora Farias.

 “Participar da oficina foi uma experiência muito rica e de grande aprendizado, a partir das discussões tivemos a possibilidade de refletir sobre a nossa prática considerando as características da nossa região de saúde, e de cada município. Os produtos que alcançamos ao longo desses dois dias serão indutores de grandes transformações no fazer saúde nos nossos municípios”, disse o representante do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Araguatins, Hugo Rodrigues.

Os encontros contam com a presença de representantes de áreas estratégicas da gestão do SUS da Secretaria de Estado da Saúde (gestão do trabalho, educação na saúde (Etsus), planejamento, atenção primária, atenção especializada e hospitalar, vigilância em saúde), da Superintendência Estadual do Ministério da Saúde, do Conselho Estadual de Saúde, da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas/FESP e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems).

 Cronograma das Oficinas:

·         Augustinópolis, dias 16 e 17 (segunda e terça-feira)

·         Araguaína, dias 19 e 20 (quinta e sexta-feira)

·         Palmas, dias 16 e 17 (segunda e terça-feira) – gestores e conselheiros

·         Palmas, dias 23 e 24 (segunda e terça-feira) – regional

·         Gurupi, dias 23 e 24 (segunda e terça-feira)

Por Karoliny Santiago/Governo do Tocantins

Edição: Laiany Alves – Governo do Tocantins