SES-TO reúne hospitais do Estado para debater o recebimento do selo Hospital Amigo da Criança

A estratégia é essencial para fortalecer a assistência nas maternidades, sendo a amamentação o foco principal do planejamento de 2026

Esta é a primeira reunião bimestral de 2026 para discutir sobre a IHAC, que é uma estratégia essencial para fortalecer a assistência integral nas maternidades, sendo a amamentação o foco principal do planejamento deste ano no Estado. O encontro foi coordenado pela Área Técnica de Saúde da Criança, Área Técnica de Alimentação e Nutrição da SES-TO e a coordenação da Rede de Banco de Leite Humano do Tocantins.

Para a nutricionista e coordenadora do Banco de Leite do Hospital e Maternidade Dona Regina (BLH/HMDR), Walkíria Pinheiro, “a reunião do Comitê Estadual de Aleitamento Materno é uma oportunidade de trabalhar e ampliar as ações de aleitamento materno em todo o estado, melhorar os indicadores de amamentação e fortalecer a relação da Secretaria Estadual da Saúde com parceiros e colaboradores”.

Participaram da reunião, representantes da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), Universidade Federal do Tocantins (UFT), Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), além de instituições que compõe paritariamente a estrutura do Conselho Estadual de Saúde do Tocantins (CES-TO).

A enfermeira da Área Técnica da Saúde da Criança da SES-TO, Elizeth Mendes, explicou que “foi dado o primeiro passo para que essas maternidades se tornem Hospital Amigo da Criança. Esse passo inicial consiste na formulação e institucionalização da política referente à Iniciativa Hospital Amigo da Criança. A partir disso, os gestores irão reformular essa política, dando início ao processo de implementação do selo. Este é um avanço essencial para a qualificação da saúde materno-infantil no Tocantins.”.

O diretor geral do HMITD, Hélio de Almeida Barros, destacou que a unidade hospitalar está empenhada em conquistar a certificação. “A reunião foi muito importante, pois foram apresentados os passos e as etapas para a certificação na Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O Hospital Materno Infantil Tia Dedé é candidato à certificação ainda este ano, e estamos muito empenhados, com uma equipe preparada. Os dez passos do aleitamento materno já são praticados no hospital, e o que precisamos agora é reforçar a comunicação e a integração de todos os profissionais envolvidos, desde a assistência até a administração, para que possamos conquistar, ainda este ano, o título e a certificação de Hospital Amigo da Criança.”

A supervisora e enfermeira obstetríca da maternidade HRAUG, Ivy Karla Oliveira Soares, afirma que “o Hospital de Augustinópolis já foi Hospital Amigo da Criança. Na época, tivemos um trabalho muito árduo e vimos uma adesão muito significativa, tanto da população, que acolheu a proposta, quanto dos profissionais de saúde. Hoje o objetivo é resgatar essa certificação para a nossa região, o Bico do Papagaio, que é extremamente importante, pois contribui, inclusive, para a redução de indicadores como o retorno de crianças com patologias e desidratação, relacionadas à amamentação”.

Edição: Flávia Mendes/Governo do Tocantins

por Savick Brenna/Governo do Tocantins