Sesa apresenta projeto de fortalecimento da regionalização em saúde

Na tarde dessa quarta-feira (21), foi realizada no auditório da Secretaria da Saúde (Sesa), em Vitória, a apresentação do projeto de Fortalecimento dos Processos de Governança, Integração e Organização da Rede de Atenção à Saúde: Regionalização. A reunião foi direcionada aos diretores do Conselhos de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e aos técnicos de diversos setores da Sesa.

O programa tem como objetivos ampliar e fortalecer o processo de regionalização da Rede de Atenção à Saúde, além de conduzir de forma compartilhada o Planejamento Regional Integrado (PRI) e assessorar os entes federativos na governança das regiões e na capacidade de monitoramento e avaliação do PRI.

Com a maior organização da Rede de Atenção à Saúde, o acesso dos cidadãos aos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado torna-se mais ágil, com melhor atendimento e em tempo oportuno.

A mesa foi composta pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes; pela presidente do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo, Cátia Lisboa; assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, Tereza Cristina Amaral; presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Wilames Freire; superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Marília Mansur; e pelo representante do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Anderson Torreão.

Em sua fala, Nésio Fernandes destacou a importância de os gestores municipais estarem atentos às responsabilidades e ao fortalecimento da descentralização das atividades às Regionais de Saúde do Estado.

“No primeiro ano de Governo, nós decidimos descentralizar certos poderes da Sesa e integrar os municípios, com foco na consolidação de Rede de Atenção e Vigilância em Saúde. Quando o município assume o protagonismo, é o melhor que pode acontecer como experiência do Sistema Único de Saúde. É importante o gestor entender que ele é responsável pelo seu território e que necessita ser referência”, ressaltou o secretário.

A analista de projetos e integrante da gestão do programa, Lissandra Andion, explicou como funciona a iniciativa que é uma proposta tripartite entre o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz e a A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

“O cronograma de execução do projeto prevê seis fases em seu escopo geral. A primeira delas é o diagnóstico da situação atual do PRI no Estado e a definição conjunta entre Secretaria Estadual, Cosems e Superintendência Estadual do Ministério da Saúde das demais fases e atividades do projeto, adequando-as à realidade e à necessidade Estadual e das macrorregiões”, destacou Lissandra Andion.

Também estiveram presentes os subsecretários de Estado da Saúde, Luiz Carlos Reblin, Fabiano Ribeiro, Gleikson Barbosa dos Santos, Quelen Tanize Alves da Silva e Tadeu Marino, além do gerente da Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, e dos superintendentes do Norte, Edilson Monteiro; Central, Maricelis Caetano; Metropolitana, Cybeli Pandini; e a superintendente interina do Sul, Angélica Rigon Volpato.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Syria Luppi / Kárita Iana / Luciana Almeida / Thaísa Côrtes / Danielly Schulthais/ Ana Claudia dos Santos
asscom@saude.es.gov.br