A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a partir do próximo dia 8, migra toda a realização de cirurgias eletivas ortopédicas para a plataforma Regula Cirurgia.
A medida é mais um passo da gestão da saúde pública estadual para transparência e qualificação dos serviços prestados à população. Com essa ação, todos os pacientes poderão acompanhar, por meio da plataforma, a inserção de seu caso no sistema, além de conseguir consultar em tempo real sua posição na lista de regulação.
Os pacientes que já estão com procedimentos cadastrados no antigo modelo de regulação serão transferidos para o Regula Cirurgia progressivamente.
Em termos de organização, o Regula Cirurgia retira a utilização de planilhas pelo Núcleo de Ortopedia da Sesap, passando a reunir todas as informações em um só sistema prático. O Regula elenca os pacientes por código do procedimento, monitora o fluxo desde a entrada no sistema até a realização do procedimento cirúrgico e possibilita a classificação do paciente de acordo com o protocolo de gestão e priorização para cirurgias eletivas.
O Regula Cirurgia já é utilizado por outras especialidades, como procedimentos gerais, pediátricos, urológicos, vasculares e outros, apresentando avanços na regulação e gestão do cirurgias eletivas.
O sistema de regulação de cirurgias foi desenvolvido pela própria Sesap, através da Unidade de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação e Comunicação.