Sesau abre inscrições para capacitação sobre Manejo Clínico e Laboratorial da Influenza

Capacitação voltada para médicos e enfermeiros dos 102 municípios ocorre no dia 19 deste mês

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está com inscrições abertas para a capacitação sobre Manejo Clínico e Laboratorial da Influenza, que irá ocorrer no dia 19 deste mês, das 8h às 12h, no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau), no bairro Farol, em Maceió. Para se inscrever, é necessário acessar o link https://doity.com.br/influenza-manejo-clinico-e-laboratorial, se cadastrar e seguir as etapas solicitadas.

O treinamento é voltado para médicos, enfermeiros, coordenadores de Vigilância Epidemiológica e estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem dos 102 municípios alagoanos. O objetivo é preparar os profissionais para o manejo clínico, diagnóstico e ampliação do olhar para a suspeita e tratamento oportuno da Influenza, visando à redução de casos graves, internações e óbitos no Estado.

Ao todo, são ofertadas 250 vagas para os profissionais de saúde e 50 para estudantes. A capacitação terá como facilitadores o gerente do Laboratório Central do Estado (Lacen/AL), Anderson Leite; a infectologista, Luciana Pacheco; e a responsável técnica pelo setor de vírus de transmissão respiratória, enfermeira Ana Paula Freitas.

Epidemiologia

Conforme dados epidemiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), de janeiro a março deste ano foram diagnosticados 102 casos de Influenza em Alagoas. No mesmo período não foram registrados óbitos, mas, os infectologistas alertam que, diante da chegada do inverno, a tendência é que a doença possa se proliferar e, por isso, a importância de que a população se vacine e os profissionais de saúde estejam preparados para diagnosticar e tratar os pacientes em tempo oportuno.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que a gestão está empenhada em promover capacitações constantes, visando não apenas dotar os profissionais de conhecimentos científicos atualizados, mas, principalmente, qualificar a assistência à população. “É de extrema importância que os profissionais de saúde, com destaque para os que atuam na Atenção Básica, estejam devidamente preparados para atender a população alagoana, garantindo diagnóstico em tempo oportuno e tratamento eficaz de uma doença que pode matar, como a Influenza”, salientou o gestor.

Repórter: Ruana Padilha
Repórter Fotográfica: Carla Cleto