Sesau promove workshop sobre sarampo para profissionais de saúde da I Macrorregião

 

A infectologista Luciana Pacheco foi uma das técnicas que ministrou palestra no workshop

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (9), a primeira edição do workshop sobre Vigilância, Manejo Clínico e Laboratorial do Sarampo. O evento, que ocorreu no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, na capital alagoana, foi voltado para profissionais da I Macrorregião de Saúde, que abrange 56 municípios dos litorais Norte e Sul, Zona da Mata, Vale do Paraíba e Grande Maceió.

Durante a ação foram ministradas palestras sobre Bloqueio Vacinal do Sarampo e Cobertura Vacinal da Tríplice Viral em Alagoas, Vigilância Laboratorial do Sarampo, Vigilância das Doenças Exantemáticas: Sarampo e Rubéola e Manejo Clínico do Sarampo. O objetivo da capacitação foi sensibilizar os profissionais de saúde sobre casos suspeitos da doença em Alagoas, com o objetivo de que sejam desenvolvidas ações de investigação, coleta e bloqueio vacinal, além de aprofundamento sobre o comportamento da doença, apresentando um diagnóstico diferencial.

Evento voltado aos 56 municípios da I Macrorregião de Saúde ocorreu nesta terça (9)

De acordo com a responsável técnica pelo Núcleo de Vigilância das Doenças Exantemáticas, enfermeira Alanna Nunes, o workshop foi voltado para médicos e enfermeiros das áreas laboratorial, de vigilância, imunização, atenção primária, distrito indígena, núcleos hospitalares de vigilância, controle de infecção hospitalar e estudantes da saúde.

“Conhecer o sarampo e todas as ações de vigilância voltadas para a doença é essencial para garantir a recertificação de eliminação da doença. Para isso sensibilizamos os técnicos quanto a melhor medida de proteção, que se dá por meio da vacina tríplice viral, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde”, salientou.

Workshop foi realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Maceió

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, e que pode levar à morte. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. O sarampo é muito contagioso. Um paciente infectado pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes. Sua transmissão pode ocorrer entre seis dias antes e quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. A maneira mais efetiva de evitar a doença é por meio da vacinação.

Os principais sinais e sintomas do sarampo são a exantema, conhecidas como manchas vermelhas no corpo, e febre alta, acima de 38,5º, acompanhada de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse seca, irritação nos olhos (conjuntivite), nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias podem aparecer manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas, se espalhando, em seguida, pelo restante do corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença. Não faça uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procure o serviço de saúde mais próximo, caso apresente os sintomas. Ressaltando que a melhor prevenção é a vacinação.

Repórter: Suely Melo – SES/AL
Repórter Fotográfico: Olival Santos