Sespa faz balanço da “Missão Gotinha”, ação que levou vacinas para municípios do Marajó

A “Missão Gotinha” chegou ao fim na quarta-feira, dia 21, chegando ao total de 4.462 doses de vacinas aplicadas desde o dia 11. A iniciativa foi realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através do 7º Centro Regional de Saúde (CRS), que abrange cidades do Marajó e contou com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Salvaterra. Ao todo, foram disponibilizadas 17 tipos de vacinas para 1.726 pessoas em 20 localidades diferentes das áreas rurais e ribeirinhas das cidades.

O principal objetivo dos dez dias de atividade foi atualizar a carteira vacinal dos moradores destas regiões de difícil acesso. Foram aplicadas imunizantes contra sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, formas graves de tuberculose, hepatites A e B, poliomielite, diarreia causada por rotavírus, gripe, pneumonias e meningites causadas por pneumococos, meningite, febre amarela e influenza. A ação contou com a adesão de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Esteve presente inclusive o ator Paulo Vieira, que atualizou sua carteira vacinal.

O diretor do 7º CRS Valdinei Silva Teixeira Júnior foi o idealizador da “Missão Gotinha” e fez uma avaliação positiva da ação: “Nosso CRS tem a imunização como prioridade de nossas ações, pois é uma estratégia fundamental para a saúde pública do Marajó, sendo a principal ferramenta para prevenir e coibir disseminação de doenças”, afirmou.

Sobre os desafios logísticos impostos pelas localidades, o diretor declarou: “Temos que levar em conta as dificuldades de acesso aos munícipios de nossa região, que conta com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH). A Sespa, através do 7º CRS vem intensificando as iniciativas que levem as vacinas para onde o nosso povo estiver. Para o ano de 2023, estamos planejando outras grandes ações para levar imunizantes para outras localidades”. Por fim, o diretor ressaltou que os números expressivos de pessoas atendidas representam um sucesso da “Missão Gotinha”.

Além da população imunizada nesta ação, a “Missão Gotinha” deixa como legado o aplicativo “Imuniza Marajó”, que vai auxiliar as equipes técnicas na definição de futuras ações. Trata-se de um painel onde é possível ter acesso às informações coletadas no momento do registro da população, além de constar qual foi o imunizante aplicado em cada uma das pessoas vacinadas.

SES/PA