Susam abre Processo Seletivo para treinamento em Cardiopediatria

Já estão abertas as inscrições do Processo Seletivo que a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam) vai realizar para treinamento de profissionais de saúde nas áreas de Cirurgia Vascular Pediátrica e Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal. De acordo com o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, o curso faz parte das medidas que estão sendo adotadas pelo Governo do Amazonas para implantação do Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFC).

O treinamento oferece vagas distribuídas em quatro áreas de competência: Administrativa/CCIH/Gerência de Risco; Unidade de Terapia Intensiva; Clínica; e Centro Cirúrgico. Os candidatos selecionados participarão do aprimoramento em duas plataformas: uma no Hospital do Coração (HCor – Associação Sanatório Sírio), de São Paulo, e outra no próprio Hospital Francisca Mendes, do Governo do Amazonas. Alecrim explica que o treinamento no HCor será custeado parte pelo Projeto dos Hospitais de Excelência, do Ministério da Saúde, parte pela Susam.

Na área de competência Administrativa/CCIH/Gerência de Risco, as vagas poderão ser disputadas por profissionais Médicos, de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Odontologia, Serviço Social, Farmácia/Bioquímica. Na área Unidade de Terapia Intensiva, podem concorrer às vagas médicos intensivistas, enfermeiros intensivistas e fisioterapeutas intensivistas. Na área de Clínica estão sendo oferecidas vagas para médicos cardiologistas pediátricos, médicos radiologistas e enfermeiros. Na área de Centro Cirúrgico, por sua vez, podem concorrer cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas, instrumentadores, perfusionistas e enfermeiros.

Após concluir o aprimoramento, o profissional deverá integrar o quadro de servidores da Susam, para lotação no HUFM e para devido enquadramento no Plano de Cargos, Carreiras e Salários da instituição. Os selecionados para participar do treinamento assinarão Termo de Responsabilidade com a Susam e o HCor. Entre os compromissos assumidos pelo profissional estão o de devolução dos custos de treinamento (na hipótese de desistir da assinatura do contrato de trabalho) e de não poder afastar-se do HUFM sem antes treinar/habilitar profissional, por 12 meses, para exercer suas atividades. “Trata-se de uma medida para evitar a descontinuidade do serviço e prejuízos à população-alvo do projeto”, explica Alecrim.

O processo de seleção é constituído de três etapas: comprovação de titularidade e experiência na área pertinente; análise de currículo; e entrevista. Todos os pré-requisitos para inscrição podem ser conferidos no Edital nº 0001/2013-SUSAM, que está disponível na página da Secretaria na Internet (www.saude.am.gov.br). As inscrições e os respectivos documentos de qualificação e experiência profissional deverão ser entregues organizados em envelope lacrado à Assessoria do Gabinete da Susam (av. André Araújo, 701, Aleixo), até o dia 7 deste mês. O resultado análise de documentos e currículos será divulgado no dia 13 de março, na sede da Susam e, também, por meio da página do órgão na Internet. A entrevista dos candidatos selecionados nesta primeira fase ocorrerá no dia 18 de março. Será aberto prazo de dois dias para recursos e o resultado final divulgado no dia 20.

Expansão – O Serviço Assistencial de Cardiologia Pediátrica do Hospital Universitário Francisca Mendes vai contemplar todos os componentes da Linha de Cuidados Cárdio-Pediátrica, incluindo Ambulatório, Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), Cardiologia Intervencionista, internações clínicas e cirúrgicas, internações em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal, internações em regime de Hospital/dia para as intercorrências clínicas e/ ou cirúrgicas de curta permanência, acompanhamento por equipe multi e interdisciplinar e assistência domiciliar para os casos que couberem.

SES/AM

Foto: Internet