Suspensão das cirurgias eletivas é prorrogada até 28 de setembro

A Secretaria de Saúde prorrogou novamente a suspensão das cirurgias eletivas, desta vez até o dia 28 de setembro. O objetivo é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública de saúde, enquanto o Distrito Federal atravessa a pandemia do novo coronavírus Sars-CoV-2.

A pasta lembra que esse tipo de procedimento está suspenso desde o dia 29 de junho e já tinha sido prorrogado outras vezes, no momento em que o DF passava pelo pico e pelo platô da pandemia.

A exceção permanece para os procedimentos oncológicos, cardiovasculares e transplantes, que continuarão sendo feitos normalmente.

De acordo com os gestores da Secretaria de Saúde, a medida permanece necessária para garantir o pleno atendimento às urgências e emergências relacionadas com a Covid-19. Contudo, as áreas técnicas da pasta já estão fazendo o planejamento para a retomada gradual das cirurgias eletivas.

Assistência

O objetivo da medida é assegurar a retaguarda de leitos no momento em que temos uma demanda maior nos hospitais.Os pacientes com alguma cirurgia de menor gravidade agendada entre os dias 29 de junho e 28 de setembro serão remarcados para depois dessa data.

Leia a matéria no site:  http://www.saude.df.gov.br/suspensao-das-cirurgias-eletivas-e-prorrogada-ate-28-de-setembro/

Por Leandro 
Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF