Teleconsulta no SUS é tema de seminário da Frente da Telessaúde

O seminário “Teleconsulta no SUS: Casos de Sucesso” apresentará experiências de teleatendimento na  Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS)

Nesta terça-feira (27), às 10h, na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Mista da Telessaúde fará o seminário: “Teleconsulta no SUS: Casos de Sucesso”. O objetivo é apresentar iniciativas de sucesso no uso da teleconsulta no Sistema Único de Saúde (SUS). A transmissão será realizada via YouTube da Câmara dos Deputados.

A presidente da Frente da Telessaúde, Deputada Federal Adriana Ventura, afirma que a teleconsulta é um tema de suma importância quando se fala em telemedicina. Entre os principais benefícios da teleconsulta estão:

– Extensão do serviço médico para pacientes de regiões geográficas de difícil acesso;
– Facilidade para pacientes com dificuldade de locomoção;
– Diminuição do gasto com transporte;
– Melhora da experiência do usuário com o atendimento e assim aumento na aderência aos tratamentos;

– Discussões simultâneas entre um corpo clínico de especialistas;
– Otimização de tempo e recursos públicos, do cidadão e do SUS.

Para enriquecer a discussão, foram convidados os especialistas para apresentar experiências de teleconsulta, de sucesso, em andamento no Brasil:

– Dulcineide Oliveira, diretora do Núcleo de Telessaúde da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, que fará a apresentação teleconsulta como política de saúde pública.
– Luciana Borges, diretora de Atenção Primária e Rede Assistencial do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), que falará sobre teleconsulta direta ao paciente na saúde primária”.
– Felipe Cabral, coordenador Médico de Saúde Digital, Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, que falará sobre teleconsulta oftalmológica no SUS.
– Sabrina Dalbosco Gadenz, gerente de Projetos Digitais da Superintendência de Compromisso Social do Hospital Sírio-Libanês, que fará a apresentação sobre: Teleconsulta no SUS para Especialidades Médicas.

Serviço:
Seminário Frente da Telessaúde
“Teleconsulta no SUS: Casos de Sucesso”
Dia: terça-feira (27/04)
Horário: 10h
Local: Câmara dos Deputados
Transmissão: Canal da Câmara dos Deputados no
YouTube (https://bit.ly/3fUmvmJ)

Fonte: Frente Parlamentar Mista da Telessaúde