Timon realiza VII Tutoria de Planificação e avança no fortalecimento da Atenção Primária

Timon realiza, nesta semana, mais um ciclo de oficinas da VII Tutoria de Planificação com consultoras da Beneficência Portuguesa de São Paulo e do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).

O objetivo é fortalecer, sobretudo, a Atenção Primária à Saúde do município, implantando um processo colaborativo de planejamento estratégico e melhoria contínua de prestação de serviço ao usuário.

Nesta quarta-feira (4), os tutores e suplentes da Atenção Primária de Timon, que são médicos, profissionais da enfermagem, dentistas e auxiliares, além da equipe da Multiprofissional, participam de oficina na Fundação Cidadania. Estão sendo discutidos os indicadores do Previne Brasil e reforço das linhas de cuidado pré-natal, saúde da mulher, doenças crônicas, vacinação , do hipertenso, diabético e acolhimento humanizado aos usuários.

No decorrer da semana, também será discutida a linha de cuidados materno-infantil, com ênfase na atenção à puericultura.

“As oficinas são um momento de troca entre as equipes, onde se é discutido como otimizar os processos de trabalho para que o usuário do SUS tenha o melhor serviço. Tanto nossa rede de Atenção Primária, como a especializada, por meio o CAEMI, estamos constantemente recebendo tutorias do Hospital Beneficência Portuguesa, de São Paulo e o CONASS, e assim capacitamos mais ainda nossos profissionais”, ressalta o secretário municipal de Saúde, Márcio Sá.

Ademilde Andrade, consultora da Beneficência Portuguesa de São Paulo, ressalta que a planificação é um processo contínuo, que envolve todos os profissionais da Atenção Primária.

“A planificação é a capacitação dos profissionais para que eles realmente façam assistência de qualidade, uma assistência resolutiva ao usuário como um todo, seja criança, hipertenso, gestante, diabético ou idoso. Na tutoria vamos identificar o que precisamos melhorar”, explica Ademilde.

A tutoria encerra na próxima quinta-feira , com elaboração de um plano de ação onde são elencados os pontos que precisam avançar para melhoria da prestação de serviço ao usuário do SUS.