UFMA lança nova capacitação on-line e gratuita com o tema Atenção à Saúde na Reabilitação Visual

Com carga horária de 30h, a capacitação tem início imediato e certificado aborda temas como epidemiologia da deficiência visual, avaliação da acuidade e funcionalidade visual na criança, adulto e idoso, entre outros assuntos

Estão abertas as matrículas para o curso Atenção à Saúde na Reabilitação Visual, ofertado pela Universidade Federal do Maranhão, instituição integrante da Rede UNA-SUS. A capacitação é on-line e gratuita, certificada e tem início imediato. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 30 de novembro por meio do site unasus.ufma.br.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há 6,5 milhões de pessoas com deficiências visuais. Parte fundamental do processo de inclusão voltado à essa população é oferecer atendimento adequado para que cada pessoa integrante dessa coletividade seja assistida de acordo com as suas necessidades individuais e tenha acesso pleno ao cuidado especializado dentro do Sistema Único de Saúde.

Diante desse cenário, a capacitação aborda temas como conceitos e epidemiologia da deficiência visual, fatores de risco e doenças que causam baixa visão na criança, fatores e doenças que causam deficiência visual no adulto e idoso, avaliação da acuidade e funcionalidade visual, tecnologia assistiva, prescrição de recursos ópticos e não ópticos, entre outros.

Com carga horária de 30 horas, o objetivo é que após concluir a capacitação o cursista amplie os seus conhecimentos sobre deficiência visual e conheça, no âmbito do SUS, as alternativas existentes relacionadas à reabilitação/habilitação, com enfoque em abordagens interdisciplinares.

O público-alvo do curso são profissionais de saúde envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas, além de técnicos, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas no curso.

A oferta é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). Ao concluir o curso, o estudante receberá o certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um programa do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA). Desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados a profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Fonte: UNASUS/UFMA