UNA-SUS lança curso de acesso livre sobre Saúde Auditiva

Estão abertas as matriculas para a segunda oferta do curso online Atenção à Saúde Auditiva, produzido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, integrante da Rede UNA-SUS (UNA-SUS/UERJ). Graças a sua grande procura, o curso, que antes era ofertado apenas para médicos, agora é livre para o público geral.

Como em todas as ofertas da UNA-SUS, as matrículas são gratuitas e, para essa oferta, podem ser realizadas até 12 de outubro no site da UNA-SUS/UERJ. O início é imediato, o curso é autoinstrucional e não possui limite de vagas.

Com carga horária de 15h, o objetivo da formação é capacitar os profissionais de saúde da Atenção Básica para uma abordagem adequada e eficiente acerca dos principais e mais frequentes casos clínicos do aparelho auditivo, no cotidiano de suas práticas profissionais.

O conteúdo possui enfoque nas bases fisiopatológicas e nos problemas do ouvido humano. Dividido em dois eixos com casos clínicos específicos, o aluno também irá encontrar orientações detalhadas sobre o exame do ouvido, os principais problemas infecciosos do aparelho audiovestibular e as bases dos distúrbios da audição e do equilíbrio.

“Os problemas otológicos são muito frequentes na prática diária e nem sempre o usuário do SUS tem acesso ao médico especialista. Se o problema for detectado precocemente pelo profissional assistente e tratado adequadamente o resultado, pode resultar em diminuição da demanda e uma otimização na utilização dos recursos, diminuindo os custos e o aparecimento de complicações decorrentes da demora no atendimento”, afirma a professora da UERJ, Ainda Monteiro, uma das responsáveis pelo conteúdo do curso.

Para uma melhor experiência e aprendizado, o conteúdo é trabalhado por meio de recursos didáticos multimídia e materiais de apoio, além de funcionalidades para navegação como as correções automatizadas e os feedbacks de erros e acertos nas atividades de fixação.

Para o assessor de comunicação da UNA-SUS/UERJ, Matheus Manzano, a reoferta aberta ao público livre será muito oportuna, pois possibilitará uma ampliação tanto do acesso à educação em Saúde Auditiva, quanto do aprimoramento das práticas de muitos profissionais de saúde em uma esfera multidisciplinar. Monteiro ressalta que o trabalho em equipes multidisciplinares é uma realidade e para que as equipes funcionem adequadamente todos os envolvidos devem ter conhecimento básico das questões relacionadas aos problemas do paciente. “Sendo assim a possibilidade de outros profissionais terem acesso ao conteúdo do curso vai permitir um melhor aproveitamento de todos dentro da equipe”, afirma.

Serviço

Modalidade: Ensino à Distância – Autoinstrucional (sem tutoria);

Carga Horária: 15h;

Período de matrícula: de 12/05/2017 a 12/10/2017.

Período de realização: de 12/05/2017 a 12/11/2017.

Quantidade de Vagas: Ilimitado

Público-alvo: Curso livre, porém voltado para médicos generalistas atuantes no SUS/Atenção Primária à Saúde.

SE/UNA-SUS com informações da Ascom UNA-SUS/UERJ.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria Executiva da UNA-SUS