Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir oferece serviço de próteses dentárias

O Governo do Maranhão inaugurou, no dia 28/2, a Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir, para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado e ampliar o acesso ao tratamento odontológico gratuito aos pacientes de todas as idades. Um dos serviços oferecidos na unidade é de próteses dentárias. Inicialmente, serão produzidas 120 próteses totais ou unitárias, com a possibilidade de chegar até 200 por mês. 

Entre as ações de reabilitação, o Sorrir conta com procedimentos mais complexos. É o caso da instalação clínica de próteses dentárias. Os atendimentos dos pacientes serão regulados através das equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Na prática, inicialmente, o paciente será atendimento na UBS, avaliado e, caso necessário, encaminhado para o Sorrir.

O Sorrir tem disponível para esse tipo de atendimento três cirurgiões dentistas protesistas – o especialista em próteses dentais que atua diretamente no diagnóstico e tratamento do paciente -, além de dois técnicos e três auxiliares em próteses dentárias, que trabalham no laboratório do Sorrir que fabrica as peças.

“Estamos implantado um serviço que promove oportunidades de acesso direcionadas a todas as pessoas. Com a entrega do Sorrir, a gestão Flávio Dino avança na ampliação e qualificação da atenção à saúde bucal de forma resolutiva e que vai trazer mais dignidade à população”, ressalta o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O Sorrir funciona com 17 consultórios odontológicos. O atendimento será de urgência, referenciado e espontâneo. A capacidade inicial é de 48 mil atendimentos anuais em diversas especialidades.

Instalação de próteses dentárias

A perda de um ou mais dentes provoca problemas que vão além da questão estética. Pode afetar desde a mastigação até a fala dos indivíduos, podendo causar também a movimentação dos dentes remanescentes, entre outros.

Para o chefe do departamento de Atenção à Saúde Bucal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Allan Patrício, o serviço de prótese reabilitação devolve a dignidade, que vai desde um sorriso à possibilidade de se alimentar corretamente, o que tem impacto em todo o sistema digestivo, uma vez que pessoas sem dentes ou não comem alimentos sólidos ou apenas engolem, sem a função da mastigação.

“A reabilitação com próteses é o maior impacto que a odontologia pode provocar na pessoa. Imagina, uma pessoa desdentada, além da questão social que é bastante comprometida, ela tem a impossibilidade de exercer as suas funções bucais. Vamos devolver bem mais que um sorriso, vamos devolver saúde”, afirma Allan Patrício.

O atendimento no Sorrir para próteses dentárias inclui várias fases, entre elas consulta diagnóstica, tiragem de molde, testes de acrilização, testes de adaptação e fabricação. A previsão é de que em até três meses o usuário conclua o tratamento na unidade com as próteses prontas.

Serviços ofertados pelo Sorrir

A Unidade de Especialidades Odontológicas do Maranhão – Sorrir funciona ao lado da Farmácia Estadual de Medicamentos Especializados (Feme), em frente ao Terminal de Integração da Praia Grande, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Além da prótese dentária, dispõe também de serviços de endodontia, implantodontia, estomatologia, dentística, odontopediatria, bucomaxilo, periodontia e ortodontia. Já no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT), serão oferecidos radiologia panorâmica (digitalizada), radiologia, exames laboratoriais e radiologia periapical.

A unidade também será referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal e para o atendimento protocolar de pessoas com necessidades especiais.

Fonte e foto:

Ascom SES/MA