Vacina sim! Campus Virtual Fiocruz lança novo curso online sobre vacinação da Covid-19

Tudo ficou diferente com a chegada do novo coronavírus. Distanciamento social físico, uso de máscaras, milhões de pessoas contaminadas, crise nos sistemas de saúde e números de mortes crescendo a cada dia. Em tempo recorde, foram produzidas diversas vacinas, que representam a expertise de pesquisadores de todos os cantos do mundo aliada a décadas de pesquisas e inovação tecnológica. A expectativa pelo início da imunização de cada grupo traz também esperança. Para atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais envolvidas na cadeia de vacinação da Covid-19, bem como outros profissionais de saúde, da comunicação e demais interessados no tema, o Campus Virtual Fiocruz – em parceria com o Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon/UFMG) e com o apoio do Programa Nacional de Imunização do Ministério da saúde (PNI) – lança hoje o curso Vacinação: protocolos e procedimentos técnicos.

Inscreva-se já!

O curso é composto de 5 módulos e 19 aulas, distribuídos em uma carga horária de 50h. A formação é online, gratuita, autoinstrucional (não conta com tutoria) e pode ser cursada conforme a necessidade do participante. Além das aulas, o participante tem acesso à bibliografia utilizada no curso, materiais complementares e a um conjunto de perguntas e respostas frequentes (FAQ). Vale ressalta que para obter o certificado, o aluno deve fazer cumprir a carga horária do curso e atingir 70% de pontuação na avaliação final.

Entre outras questões, ao final da formação, espera-se que o participante seja capaz de contextualizar a importância das vacinas; conheça a cadeia de desenvolvimento, produção e distribuição e seus conceitos básicos; entenda as necessidades específicas de cadeia de frio para transporte, armazenamento e conservação; tenha conhecimento das especificidades da organização e dos procedimentos da sala de vacinação para Covid-19; e ainda possa orientar a implantação de uma sala de vacina para Covid-19 no contexto dos povos indígenas, população privada de liberdade, residentes em Instituições de Longa Permanência e população de rua.

Profissionais de saúde devem estar seguros quanto aos protocolos e procedimentos da imunização

Até dois de março, pouco mais de 7 milhões de pessoas tinham sido vacinadas, o que representa apenas 3,36% da população brasileira, segundo informações do Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das Secretarias Estaduais de Saúde – explicitando que ainda se faz necessário um grande esforço por parte dos gestores, além de ser extremamente importante que os profissionais de saúde envolvidos na cadeia de vacinação estejam seguros quanto aos protocolos e procedimentos da imunização.

Para o diretor e professor titular do Nescon, ligado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Nescon/FM/UFMG), e analista em C&T da Fiocruz, Francisco Campos, com essa iniciativa, a Fundação, por meio do seu Campus Virtual e em parceria com instituições do porte da UFMG, cumpre, em mais uma frente, seu compromisso com a saúde e com a vida. Segundo ele, o fruto de todo o esforço é uma formação moderna, atraente, de navegação fácil e atualizada pelas normas do Ministério da Saúde, que apoiou a sua execução.

“O curso é resultado de um hercúleo trabalho para certificar mais de 100 mil profissionais de saúde que atuam nas quase 40 mil salas de vacina de todo o país, e para onde acorrem, ansiosamente, nossos concidadãos. Dessa forma, alia à produção de vacinas, ao desenvolvimento de testes e às pesquisas clínicas e de saúde pública uma contribuição educacional que poderá ser relevante para esses milhares de profissionais que estão com a “mão na massa”, assegurou Campos.

Curso integra conjunto de iniciativas educacionais da Fiocruz no combate à pandemia

A vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Cristiani Vieira Machado, destacou que o curso integra um conjunto de iniciativas educacionais que a Fiocruz vem promovendo para a qualificação dos profissionais do SUS no enfrentamento da pandemia de Covid-19. Segundo Cristiani, são diversas as linhas de enfrentamento da pandemia promovidas pela Fundação, sendo as ações educacionais transversais a todas elas. Portanto, apontou, “essa atualização é fundamental para a efetividade da campanha de vacinação e o controle da doença. É importante ressaltar que, além da disponibilidade de vacinas para todos, precisamos de profissionais qualificados na Atenção Primária à Saúde nos diferentes municípios do país. O curso é resultante de uma grande parceria e sua elaboração contou com a participação de profissionais de várias unidades da Fiocruz”, comentou.

 “Nosso curso oferece um conteúdo extremamente relevante e atual, com recursos educacionais que promovem maior interação com os alunos, como infográficos, animações em 3D, podcasts, vídeos, entre outros”, adiantou a coordenadora do Campus Virtual Fiocruz, Ana Furniel. Ela revelou ainda que o processo de desenvolvimento da formação representou um desafio enorme: “Queríamos compartilhar conhecimento o mais rápido possível para os profissionais e a população, mas as vacinas ainda estavam em testes, algumas na fase 3, e tínhamos que garantir a informação segura, comprovada e em constante validação”.

A diretora da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS), Carissa Etienne, segue reiterando, em diferentes debates com representantes e líderes mundiais, que o acesso às vacinas nas Américas seja uma “prioridade global”. Recentemente, ela destacou que a região foi mais atingida pela pandemia do que qualquer outra e milhões continuam vulneráveis à infecção e à morte. “O poder de salvar vidas das vacinas não deve ser um privilégio de poucos, mas um direito de todos – especialmente dos países em maior risco como os das Américas, que continua sendo o epicentro da pandemia. Estamos no início de uma das maiores campanhas de imunização de nossa vida – um esforço ambicioso que exige que os profissionais de saúde e outros setores trabalhem juntos”, declarou ela.

Conheça os assuntos abordados e a estrutura do curso

O objetivo do curso é atualizar e capacitar, técnica e operacionalmente, as equipes profissionais de saúde envolvidas na cadeia de vacinação para Covid-19 no atual contexto da pandemia. Ao final do curso, espera-se que o aluno seja capaz de conhecer os aspectos gerais da Covid-19 no Brasil e no mundo; os aspectos e particularidades da vacina – composição; organização e distribuição; conservação e armazenamento; sistemas de registros; informações sobre segurança; além de conhecer os protocolos específicos de vacinação.

Módulo 1 – Introdução às vacinas: conceitos, desafios e desenvolvimento

  • Aula 1 – Introdução às Vacinas e Vacinação: conceitos, importância e histórico
  • Aula 2 – Os desafios da vacinação
  • Aula 3 – Cobertura vacinal: panorama, desafios e estratégias
  • Aula 4 – Desenvolvimento e Produção de vacinas

Módulo 2- Vacinas Covid19: produção, transporte, conservação e armazenamento

  • Aula 1 – Vacinas Covid‑19
  • Aula 2 – Conservação, armazenamento e transporte
  • Aula 3 – Resíduos dos serviços de saúde
  • Aula 4 – Evidências científicas das vacinas Covid‑19: resultados dos estudos clínicos – eficácia, segurança

Módulo 3 – Sala de Vacina Covid19: organização e procedimentos

  • Aula 1 – Planejamento e organização do processo de vacinação
  • Aula 2 – Monitoramento e controle do processo de conservação da vacina
  • Aula 3 – Procedimentos para vacinação

Módulo 4 – Sala de Vacina Covid19: organização e procedimentos para populações vulnerabilizadas

  • Aula 1 – Vacinação no contexto da população indígena
  • Aula 2 – Vacinação no contexto da população de rua
  • Aula 3 – Vacinação no contexto da população privada de liberdade
  • Aula 4 – Vacinação no contexto dos residentes em Instituições de Longa Permanência
  • Aula 5 – Vacinação no contexto das populações ribeirinhas

Módulo 5 – Vacinas e vigilância

  • Aula 1 – Fundamentos da Farmacovigilância
  • Aula 2 – Farmacovigilância de vacinas
  • Aula 3 – Vigilância de Eventos Adversos pós-vacinação – vacinas Covid‑19
Por Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)
<-Voltar