Vacinação de adolescentes de 13 anos e dose de reforço de idosos em ILPIs começam terça-feira (21)

GDF decide manter a vacinação para os mais jovens com base em análises técnicas

O Governo do Distrito Federal começa a vacinar adolescentes de 13 anos a partir da próxima terça-feira (21). A decisão de manter a vacinação dos adolescentes foi tomada após análise técnica e criteriosa da Secretaria de Saúde sobre todas as manifestações favoráveis à vacinação desse público. Além disso, nesse mesmo dia começa a ser aplicada a dose de reforço nos idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que foram os primeiros a serem vacinados contra a covid-19 no DF.

Adolescentes continuarão sendo vacinados contra a covid-19 no DF – Fotos: Breno Esaki/Agência Saúde-DF

As instituições que respaldaram tecnicamente essa decisão foram o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Sociedade Brasileira de Imunizações, Sociedade Brasileira de Infectologia, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) – órgão regulador que autorizou o uso da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer-BioNTech para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos no país.

No DF, há 42.539 adolescentes com 13 anos. Quanto aos idosos que vivem em ILPIs, 1.090 já receberam duas doses de vacina e estão aptos a receber a dose de reforço.

Arte: Rômulo Campos

Até o momento, o DF já vacinou 2.124.079 pessoas com a primeira dose, 1.032.661 com a segunda dose e 56.964 com a dose única. Considerando o público adolescente, já foram vacinadas 116.174 pessoas.

Os pontos de vacinação para os adolescentes de 13 anos serão divulgados na segunda-feira (20).

Por Johnny Braga | Edição: José Carlos Barroso, da Agência Saúde DF

<-Voltar