Webinário Impacto da Covid-19 no Sistema de Previdência Brasileiro


A pandemia de Covid-19 trouxe diversas implicações, não apenas no contexto epidemiológico, mas repercussões e impactos de ordem social, econômica, política e cultural. A estimativa de infectados e mortos concorre diretamente com o impacto sobre a sustentação econômica do sistema financeiro e da população que já sofria com dificuldades de acesso a bens e serviços essenciais como alimentação, medicamentos, transporte entre outros insumos básicos. O avanço da pandemia da Covid-19 possui diversas inter-relações com a Agenda de População e Desenvolvimento, seja a compreensão dos fatores de impacto, as consequências, as estratégias de resposta e os grupos populacionais mais afetados.

Aprofundar no debate destas inter-relações envolve discutir com os diferentes setores da sociedade, buscando aproximar as análises, a realidade social e o desenvolvimento de ações e políticas públicas. Nesse sentido, a proposta do webinário é  fazer uma análise sobre os impactos da pandemia de Covid-19 na previdência contributiva e não contributiva,  e caminhos a trilhar para evitar que a população mais vulnerável seja ainda mais afetada.

O UNFPA entrou em uma nova fase de webinários. A série População e Desenvolvimento em Debate e a série Jornada das Juventudes estão acontecendo semanalmente de forma intercalada, apenas o que não mudou foi o dia da semana e o horário: todas às quartas-feiras, na mesma hora (15h) e no mesmo canal.

Palestrantes:

Luis Henrique Paiva – Coordenador de Estudos em Seguridade Social da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA

Doutor em Sociologia e Política, Graduado em Sociologia (UFMG, 1992), Mestre em Sociologia (Unicamp, 1995), Mestre em Política Social (Universidade de Southampton, Reino Unido 2009). Foi pesquisador-visitante do Brooks World Poverty Institute (hoje, Global Development Institute), da Universidade de Manchester, Reino Unido. Atualmente é Coordenador de Estudos em Seguridade Social da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do IPEA e pesquisador associado do International Policy Centre for Inclusive Growth – IPC.

Diana Vaz de Lima – Pesquisadora e co-líder do grupo de pesquisa Previdência Social no Brasil

Pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UnB) e docente no Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA) da Universidade de Brasília. Concluiu Programa de Pós-Doutoramento em Contabilidade e Controladoria pela FEA-RP/USP, Doutorado em Ciências Contábeis pelo PPGCont UnB/UFPB/UFRN, Mestrado em Administração pelo PPGA/UnB e Especialização em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas. Desenvolve pesquisas, artigos e livros nas áreas de Contabilidade Pública, Governança do Setor Público e Previdência Social. É Co-líder do grupo de pesquisa Previdência Social no Brasil: desequilíbrios e perspectivas e do GEPGL.

Lauro Gonzalez – Professor e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV

Professor visitante na Université Paris-Dauphine entre 2012 e 2017. Professor visitante na Columbia University em 2014 e 2015. Professor do Departamento de Finanças da EAESP-FGV e coordenador do Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da FGV. Doutor em economia pela EESP-FGV em 2007. Foi fellow do Microfinance Management Institute em 2005 e pesquisador visitante na Universidade de Columbia em 2004.

Facilitador

Vinicius Monteiro – Oficial de Programa para População e Desenvolvimento do UNFPA no Brasil

Serviço

Webinário – Impacto da Covid-19 no Sistema de Previdência Brasileiro

Quando: Quarta feira, 14 de outubro de 2020

Horário: 15h às 16h30