15ª Conferência Nacional de Saúde tem início nesta terça-feira

Começa nesta terça-feira (1º/12), a 15ª Conferência Nacional de Saúde. O evento é o mais importante do calendário da saúde, acontece a cada quatro anos e reúne usuários do Sistema Único de Saúde, profissionais e gestores da saúde pública. A conferência é coordenada pelo Ministério da Saúde e pelo Conselho Nacional de Saúde, e este ano terá o SUS como centro dos debates sob o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”. Tendas de cuidados, atividades paralelas, exposições e agenda cultural também fazem parte da programação.

Confira a programação do evento.

Evento criado em 1937, as conferências nacionais de saúde têm desempenhado importante papel nos avanços alcançados pela saúde pública brasileira. As bases para a criação do SUS foram estabelecidas na 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, e depois consolidadas na Constituição Federal de 1988. Importantes estratégias de saúde pública do país, como SAMU, Rede Cegonha e programa Saúde da Família tiveram suas sementes lançadas em conferências nacionais.

Participarão da conferência nacional 4.322 pessoas, sendo 3.248 delegados eleitos nas conferências estaduais e 976 convidados. Até sexta-feira (4), 28 grupos de trabalho debaterão as propostas definidas nas etapas preparatórias da conferência, produzidas em plenárias populares regionais, em conferências municipais e estaduais e nas conferências livres realizadas desde abril em todo o país. Ao todo, mais de 1 milhão de pessoas foram mobilizadas e contribuíram com as propostas.

São oito os eixos temáticos que norteiam os debates da conferência nacional: “Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade”; “Participação e controle social”; “Valorização do trabalho e da educação em saúde”; “Financiamento do SUS e relacionamento público-privado”; “Gestão do SUS e modelos de atenção à saúde”; “Informação, educação e política de comunicação do SUS”, “Ciência, tecnologia e inovação no SUS” e “Reformas democráticas e populares do Estado”.

Serviço:

15ª Conferência Nacional de Saúde

Tema: “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”

Data: 1º a 4 de dezembro (terça a sexta)

Horário: 19h (abertura, 1º/12) e 9h às 19h (quarta a sexta)

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Eixo Monumental, Brasília (DF)

 

Ludmilla Duarte, da Agência Saúde

Atendimento à imprensa

Ascom/MS: (61) 3315-2271/3315/3434