Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e Determinantes Sociais da Saúde
Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (LEIASS).

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT), de Portugal, lançaram hoje, durante a Assembleia do Conselho, o mais recente volume da Série Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde (Leiass). Esta obra, resultado de uma colaboração sem precedentes entre as duas instituições, examina os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) no contexto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Intitulado “Determinantes Sociais da Saúde na CPLP: Uma Análise Abrangente”, o livro destaca a importância dos DSS como um conjunto de fatores que influenciam tanto positiva quanto negativamente a saúde de indivíduos, comunidades e populações inteiras. Escrito por uma equipe internacional de especialistas em saúde pública e políticas de saúde, esta obra é uma contribuição significativa para a compreensão e o enfrentamento das desigualdades em saúde dentro da CPLP.

Ao longo de seus 14 capítulos, o livro aborda uma variedade de tópicos pertinentes, desde a análise das diferenças sociodemográficas e de saúde entre os países membros, até discussões sobre intervenções políticas eficazes para promover a equidade em saúde. Os capítulos também exploram questões específicas, como a violência de gênero, a cobertura vacinal, e os impactos das mudanças climáticas na saúde.

livro completo

Informações Técnicas
ISBN
978-65-88631-37-9
DOI
10.29327/5389264
Editores
Arquivos