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Plano Estadual de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde de Mato Grosso

Ano de Publicação
2024
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O Plano Estadual de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde de Mato Grosso (PEGTES-MT) é um documento de referência que visa aprimorar a formação de profissionais e a gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) do estado. A elaboração do plano foi um processo participativo, envolvendo representantes de diversas áreas da saúde em workshops e reuniões, além dos resultados de encontros macrorregionais. O documento foi desenvolvido para abordar desafios como a governança, a gestão do trabalho e a educação em saúde, com o objetivo de promover ações tangíveis para aprimorar a qualidade dos serviços prestados.

A análise da situação da força de trabalho em Mato Grosso revela um aumento nos postos de trabalho em estabelecimentos de saúde, especialmente na esfera estadual, devido à retomada da administração direta de hospitais regionais pela SES/MT. Apesar do crescimento, há uma alta porcentagem de cargos vagos na carreira pública, com 69,79% dos 9.959 cargos criados desocupados. A maioria dos profissionais que ocupam esses postos são egressos de instituições de ensino privadas e de cursos a distância (EAD), que representam 59% das vagas na área da saúde no estado. Além disso, a atenção à saúde está predominantemente concentrada em serviços hospitalares, ambulatoriais, de urgência e emergência, o que sugere um modelo de atenção voltado para condições agudas.

O plano detalha módulos operacionais com objetivos e ações para enfrentar os problemas identificados. Para a governança, as metas incluem mobilizar os municípios para implementar políticas de gestão, realizar concursos públicos e planos de cargos, além de reinstalar a Mesa de Negociação Permanente do SUS. Na gestão do trabalho, o plano visa implementar ações de segurança e prevenção para os trabalhadores, fortalecer programas de valorização e acolhimento, e estruturar o dimensionamento da força de trabalho. Já na gestão da educação, as ações buscam fortalecer a Política de Educação Permanente, expandir os Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e as Comissões de Integração Ensino-Serviço (CIES), e qualificar os profissionais com foco em equidade e nas necessidades regionais.

 

Palavras-chave: Gestão do trabalho, Educação em saúde, Mato Grosso, SUS, Planejamento, Plano Estadual de Gestão do Trabalho e de Educação na Saúde, Profissionais da saúde, Força de trabalho, Escolas de Saúde Pública, Hospitais, Concurso público, Capacitação, Formação profissional, Políticas públicas, SUS-MT, Gestão de pessoas, Carreira, Educação permanente em saúde, Gestão da saúde, Qualificação.