Saúde, Sociedade e Meio Ambiente: ensaios preliminares
Destaque Aplicativo.

O momento em que se intensifica o debate mundial em torno da Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) coincide com a ocorrência de pandemias que vêm causando graves danos em todo o mundo e desafiam a humanidade sobre o modo de como enfrentá-las, além de obrigar-nos a refletir e a agir rapidamente sobre suas causas e consequências. Elas chegam em um cenário mundial em que as pessoas conhecem e vivenciam, cada vez mais de perto, os efeitos nefastos de suas ações sobre o ambiente em que vivem. Ações e modos de vida que resultam em desigualdades estruturais, exploração econômica, migração crescente, mudanças climáticas e perda de biodiversidade, e até mesmo crimes ambientais.

Nesse contexto, movimentos fortes e determinados devem revestir-se de caráter imediato na busca pela transformação das sociedades, das economias e da relação humana com o meio ambiente. Por outro lado, as intervenções transformadoras, sejam elas políticas ou programáticas, necessitam ser avaliadas por meio de abordagens também abrangentes e, portanto, comprometidas com a análise dos seus efeitos sobre a saúde, a economia, a cultura e o meio ambiente, considerando igualmente os ciclos demográficos em diferentes regiões do mundo.

Atentos a esse cenário de transformações necessárias às intervenções, entre as quais devem estar incluídas investigações e avaliações da sua implementação e efetividade, a Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde – LEIASS apresenta a seus leitores uma contribuição para o amadurecimento dessas diretrizes. Esperamos, por meio desta publicação, voltada à divulgação de ensaios teóricos e proposições metodológicas, que ela contribua para a conciliação e a integração de dimensões aparentemente desconexas dessas ações e que, diante da complexidade dos desafios nacionais e globais, ilumine esse debate. 

Esta edição é, portanto, composta por textos de colaboradores, docentes e pesquisadores, que apresentam ensaios, reflexões e estudos relativos à saúde global e às inter-relações estabelecidas entre o modo de viver das sociedades e os sistemas naturais. Ainda, abordam intervenções cujas perguntas avaliativas demonstram a amplitude e a abrangência que consideram a complexidade de suas dimensões.

livro completo