Cirurgiões-dentistas do SUS participam de encontro de atualização sobre câncer de boca

Cirurgiões-dentistas que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) no Rio Grande do Sul participam de um encontro de atualização sobre o câncer de boca, que está sendo realizado nos dias 25, 26 e 27 de abril, no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari, em Porto Alegre. O evento ocorre de forma presencial e também por meio de plataforma online.

A atividade faz parte do projeto Maio Vermelho, mês dedicado ao desenvolvimento de ações preventivas do câncer de boca, que tem o 31 de maio instituído como Dia Estadual de Luta contra o Câncer de Boca. O encontro é promovido pela secretaria da Saúde (SES/RS), em conjunto com a secretaria municipal da Saúde de Porto Alegre, Telessaúde/RS e Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Quatro pessoas em pé pousando para a Câmara, três mulheres e 1 homem da Equipe gestora de Saúde Bucal do Estado e do Município
Equipe gestora de Saúde Bucal do Estado e do município de Porto Alegre – Foto: Divulgação SES/RS

A programação inclui palestras dos cirurgiões-dentistas Juliana Romanini da SMS de Porto Alegre, Tatiana Damiani, coordenadora da Política de Saúde Bucal da SES/RS e Vinicius Coelho Carrard, professor da UFGRS, que também atua no Telessaúde.

Palestrante Juliana Romanini da SMS
Palestrante Juliana Romanini da SMS – Foto: Divulgação SES/RS

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA) têm apontado a ocorrência de 15.000 novos casos de câncer de boca no Brasil por ano, sendo 1100 no RS.
A doença ainda apresenta alta taxa de mortalidade, apesar de o exame para identificar lesões suspeitas ser simples, podendo ser feito por profissional qualificado, de forma rotineira.

Fatores de risco para os cânceres de lábio e cavidade oral

– Sexo e Idade: acomete principalmente homens brancos acima de 40 anos;
– A exposição à radiação solar: a exposição frequente dos lábios à radiação solar;
– Imunossupressão: indivíduos HIV positivos ou que fazem o uso de imunossupressores possuem maior risco de desenvolver câncer de lábio e cavidade oral;
– HPV: infecção pelo HPV;
– tabagismo: o tabaco é o principal fator de risco. A ocorrência de tumores malignos a cavidade oral em indivíduos fumantes pode chegar a ser três ou quatro vezes maior do que um não fumante.
-consumo do álcool

Como prevenir?

– Reduzir o consumo de tabaco aos poucos, até abandoná-lo;
– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
– Usar protetor solar labial quando sair em ambiente externo;
– Alimentar-se bem, com frutas, verduras e legumes;
– Manter uma boa higiene bucal;
– Consultar seu dentista a cada 6 meses e sempre que notar alguma alteração.

Maio Vermelho

 

O Projeto Maio Vermelho tem como principais objetivos promover campanhas e ações para informar e orientar população quanto à existência da doença, suas causas e a importância de procurar o profissional para o exame preventivo e diagnóstico precoce (ação continuada) e qualificar o profissional para o diagnóstico de lesões bucais (educação permanente).
O Projeto é realizado de forma conjunta, liderado pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (CECO-RS), com apoio da Política Estadual de Saúde Bucal/DAPPS/SES-RS, Assembleia Legislativa do Estado, Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre, Faculdade de Odontologia UFRGS/Telelessaúde-RS e diversos colaboradores.

Fonte: SES/RS