Conass lança livros sobre Atenção Primária à Saúde e sobre regulação e contratualização dos serviços hospitalares do SUS

Ciente do impacto em diversas regiões brasileiras na Rede de Atenção à Saúde (RAS) com a pandemia da Covid-19 e, da importância da grande demanda por parte dos gestores estaduais em promover o aprimoramento da contratualização dos hospitais próprios das Secretaria Estaduais de Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), lança nesta quarta-feira, os livros Conass Documenta n. 40 – Ciclos de Melhorias na Atenção Primaria a Saúde e Conass Documenta n. 41 – Regulação e contratualização dos serviços hospitalares do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Conass Documenta n. 40 possibilitará novo ciclo de aprendizagem e crescimento nos processos de cuidado nas Redes de Atenção ao trazer contribuições importantes para os gestores e profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) e na Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), uma vez que, no início da pandemia, foi instituído o Previne Brasil, novo modelo de financiamento de custeio da APS, desdobrado nos componentes de capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas, com o objetivo de aumentar o acesso das pessoas aos serviços da APS, bem como o vinculo entre a população e a equipe.

Dividido em duas partes, o livro apresenta uma proposta de trabalho para melhoria do desempenho nos indicadores do Previne Brasil, fundamentada no Modelo de Melhoria (MM). Já na segunda parte, propõe um painel de indicadores para monitoramento e avaliação dos macroprocessos da APS.

Já o Conass Documenta n. 41 apresenta o resultado da parceria do Conass com o Consórcio de Saúde e Social da Catalunha – Consultoria e Gestão (CHC), para a elaboração de propostas para a contratualização dos serviços hospitalares do SUS – públicos e privados – com base nas experiências dos sistemas de saúde de Portugal e da Catalunha, na Espanha.

A publicação serve de subsídio técnico para motivar a reflexão e a discussão desses temas pelas equipes das SES, ampliando o contexto das atividades relacionadas com a regulação e contratualização de cuidados de saúde, a partir de uma visão inovadora que seja institucionalizada no SUS.

Ambos os livros podem ser acessados e baixados gratuitamente na nossa biblioteca digital.

Acesse aqui o Conass Documenta n. 40

Acesse aqui o Conass Documenta n. 41

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000