O Conass lançou, nesta quarta-feira (23), quatro novas publicações que compõem diferentes coleções da sua linha editorial. Nelas, são abordados temas cruciais para o presente e para o futuro das políticas públicas de saúde, a partir das experiências de pesquisadores, gestores, profissionais da saúde e instituições parceiras, inclusive de outros países.
As obras reafirmam o compromisso do Conass como agente de articulação, inovação e fortalecimento da saúde pública, e disseminação de conhecimento técnico-científico, tanto no Brasil quanto no cenário internacional.
As publicações já estão disponíveis em versão digital na biblioteca digital do Conass, com acesso gratuito e livre. Confira:
📙“Relatório Final do Seminário Internacional – O Desafio da Sustentabilidade dos Sistemas Universais de Saúde nas Américas“
O livro reúne reflexões e propostas de especialistas de vários países sobre os desafios contemporâneos para a sustentabilidade dos sistemas universais de saúde. A obra é marcada pela pluralidade de experiências e pela urgência de repensar modelos de atenção à saúde diante de crises sanitárias globais.
📗“Conass Documenta n. 48 – Cuidado Centrado na Pessoa Idosa: Manejo da Multimorbidade e da Fragilidade“
Este volume aborda de forma prática e conceitual os desafios impostos pelo envelhecimento populacional. Propõe modelos inovadores para a gestão da atenção à saúde da pessoa idosa, com foco na integralidade, na autonomia e na personalização do cuidado.
📕“Leiass – Volume 13: A Regulação em Saúde na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa“
Fruto de uma parceria internacional entre o Conass e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, esta edição explora as práticas regulatórias em saúde na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, oferecendo um panorama comparado e apontando caminhos para cooperação, inovação e fortalecimento
📒“Leiass – Volume 12: Sistemas de Saúde nos Estados-membros da CPLP: 50 anos de desafios em permanente mutação“
A obra analisa as profundas transformações políticas, sociais e sanitárias dos Estados-Membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nas últimas cinco décadas. Com base em vivências diretas dos autores nos contextos que descrevem, o livro oferece um panorama comparado sobre os avanços e desafios dos sistemas de saúde lusófonos, destacando a centralidade dos Cuidados Primários e o compromisso com a equidade, o financiamento e a qualificação da força de trabalho em saúde.
—
Assessoria de Comunicação do Conass