Debate 05/06 – A APS não pode parar! Formas de organização para continuidade do cuidado na APS

Este é o tema do debate virtual que reúne três experiências participantes da iniciativa APS Forte no combate à pandemia Covid-19, promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde. O debate será realizado na próxima sexta-feira (05/06), às 17h, com transmissão no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org) e no Facebook @inovacaoemsaude.

As práticas selecionadas tratam sobre as mudanças ocorridas no processo de trabalho durante a pandemia para promover a assistência aos usuários, são elas:

Experiências convidadas:

  • Acompanhamento de usuários com condições crônicas na APS de Belo Horizonte durante a pandemia Covid-19: iniciativa da Gerência de Atenção Primária à Saúde de Belo Horizonte para manter a vigilância e o cuidado aos usuários portadores de condições crônicas, através da disponibilização de listas de usuários, que são atendidos de forma presencial ou à distância e monitorados de acordo com suas condições clínicas.

Apresentadora: Juliana Dias Pereira dos Santos – médica de família e comunidade

Autores: Juliana Dias Pereira dos Santos, Warley Aguiar Simoes, Alberto Kazuo Fuzikawa, Fabiano Gonçalves Guimarães

  • APS no combate à pandemia: estratégias individual, familiar e comunitária em uma Clínica da Família do Rio de Janeiro: relato sobre a organização e o processo de trabalho instituído em uma Clínica da Família da Zona Norte do Rio de Janeiro para o atendimento e telemonitoramento das pessoas com síndrome gripal na pandemia. Além disso, descrever as estratégias de cuidado dos demais grupos prioritários, as estratégias de abordagem comunitária como o georreferenciamento, a utilização das mídias virtuais, a gestão clínica das pessoas com condições crônicas e a articulação com dispositivos e lideranças do território.

Apresentador: Marcio Henrique Mattos Silva – médico de família e comunidade

Autores: Marcio Henrique Mattos Silva, Brenda Freitas da Costa, Lorena Mega Itaborahy, Lívia Turrini Costa

  • Reorganização do processo de trabalho no contexto da Covid-19: a experiência da UBS 10 Ceilândia: iniciativa de uma Unidade de Brasília para reorganizar seu processo de trabalho para promover acesso seguro aos pacientes e trabalhadores, garantindo assistência aos usuários sintomáticos respiratórios e mantendo o funcionamento unidade para as demais atividades.

Apresentador: Waldemir de Albuquerque Costa – médico de família e comunidade

Autores: Waldemir de Albuquerque Costa, Fernando Henrique Aires de Souza, Lorena Bessa Freire Rolim, Samuel de Sousa Alencar

Os debatedores serão o coordenador da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde da OPAS no Brasil, Renato Tasca, e a vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Cristiane Pantaleão.

O público poderá enviar perguntas para os convidados por meio do endereço https://apsredes.org/participe/

APS Forte no combate à pandemia Covid-19

No início de maio, o Ministério da Saúde e pela OPAS no Brasil lançaram a iniciativa APS Forte no combate à pandemia Covid-19 para identificar, reconhecer e divulgar experiências Atenção Primária à Saúde que desenvolvem estratégias exitosas de organização dos serviços de saúde visando o enfrentamento dos desafios postos pela Covid-19. Todos os profissionais de saúde da APS podem participar da iniciativa por meio de inscrição na plataforma, disponível no site do Portal da Inovação na Gestão do SUS.

As experiências inscritas estão sendo analisadas pela equipe técnica das instituições e por especialistas que selecionam para as atividades, como o debate técnico. Todos os relatos aprovados também serão divulgados no Portal da Inovação para facilitar o intercâmbio de boas práticas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de junho, no site https://apsredes.org/aps-forte-sus-no-combate-a-pandemia/

Fonte: APS Redes