Experiências exitosas de Sergipe no trânsito são relatadas em e-book lançado pelo Conass

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contribuiu com um capítulo no livro digital lançado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). O livro digital intitulado como ‘Projeto de enfrentamento da Morbimortalidade por acidentes de trânsito (e-transitar)’, também mostra relatadas as experiências exitosas frente ao trânsito em Sergipe de 2019 a 2021.

A SES aderiu ao Projeto e-Transitar no dia 14 de agosto de 2019. Além disso, recentemente, no dia 29 de novembro, assinou a Portaria do Comitê Estadual de Enfrentamento da Morbimortalidade por Acidentes de Trânsito, do Programa Vida no Trânsito, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe – DETRAN/SE.

São autores do capítulo a Secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa; a Referência Técnica de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes da SES, Karla Anacleto; o diretor de Vigilância em Saúde, Marco Aurélio Góes e a Coordenadora da Vigilância em Saúde, Gildete Avila.

Dados
Desde 2019, o número de acidentes de trânsito no Estado teve uma redução que foi de 17,1 para 16,6 por 100 mil habitantes em 2021. Os registros mostram o resultado positivo no que tange ao enfrentamento dos acidentes de trânsito no estado.

Sobre a distribuição por faixa etária, os dados levanatdos revelou que o maior número de óbitos na série histórica de 2019 a 2021 ocorreu, principalmente, na faixa etária de 20 a 29 anos de idade, representando 22,4% das mortes por acidentes de trânsito, o que representa a morte prematura de adultos jovens, em uma fase de vida de alta produtividade, implicando perda de possibilidades de contribuição para a sociedade com sua capacidade intelectual e econômica.

Fonte: SES/SE